João Fonseca iniciou a temporada 2025 em grande estilo com a conquista do Challenger de Camberra, na Austrália. O brasileiro dominou o torneio com muita autoridade e ergueu a taça logo no primeiro compromisso do ano sem perder sets.
O jovem carioca chegou a 10 vitórias consecutiva no circuito, já que vinha embalado do título do ATP Finals Next Gen em dezembro do ano passado. Após superar o norte-americano Ethan Quinn na decisão em Camberra, João valorizou a consistência em quadra e disse que essa é uma das principais metas para o ano.
“Feliz com o jogo de hoje, com essas boas semanas e as dez vitórias seguidas. Uma das metas para esse ano era fazer boas semanas consecutivas e ter bons resultados com mais consistência, sem tantos altos e baixos”, afirmou Fonseca.
“Ele [Quinn] é um bom sacador e também vinha de uma sequência de vitórias, então sabia que seria um jogo difícil. Teve um pouco do lado do nervosismo da partida, de jogar uma final”, analisou. “Mas consegui me adaptar super bem e fui muito bem nos games de saque, não enfrentei nenhum break-point e vinha tentando fazer com que ele se esforçasse mais para confirmar os games de saque. E quando desse uma brecha, pegar as oportunidades”.
O próximo desafio de João Fonseca será o qualifying para o Australian Open, que começa na segunda-feira, 6. Ele tentará conquistar vaga na chave principal de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. No ano passado, ele ficou a uma vitória de disputar o US Open.
“Agora é partir para Melbourne. Obviamente tive o desgaste dessa semana, mas estou muito bem fisicamente e tenho que acreditar nisso. Estou viajando com fisioterapeuta [Egídio Magalhães Júnior] e me sinto muito bem durante as partidas. Vou tentar levar essa confiança desses dois últimos torneios para furar esse quali e, quem sabe, também ir bem na chave principal”, finalizou.