João Fonseca está fora da briga pelo título do Masters 1000 de Madri. Neste sábado, 26, o brasileiro foi superado por Tommy Paul, número 12, em um duelo bastante equilibrado e decidido em dois tie-breaks. O brasileiro deu trabalho para o norte-americano, chegou a desperdiçar quatro set points ao longo do jogo e acabou eliminado após 2h05 de confronto na quadra principal da Caixa Mágica.
Fonseca começou bem a partida e ficou muito perto de quebrar o saque de Paul nos dois primeiros games. O norte-americano escapou das quebras com ótimos saques e precisão nos voleios. O jogo seguiu equilibrado até o tie-break, onde o brasileiro largou na frente com o mini break e dominou até abrir 6 a 4. No entanto, João desperdiçou os dois set points e viu o norte-americano reagir para vencer por 9 a 7.
Na segunda parcial, Paul conseguiu quebrar o serviço do carioca em seu primeiro break point em todo o jogo e confirmou na sequência para abrir 3 a 1. João não desistiu, devolveu a quebra e virou o set. Com 5 a 4 no placar, o brasileiro novamente teve dois set points, mas o norte-americano se salvou e levou a decisão mais uma vez para o tie-break. Com boa variação nos saques, Paul se impôs e confirmou a classificação com o placar de 7 a 3.
Com a derrota, Fonseca iguala sua campanha do ano passado no saibro da capital espanhola. O jovem de 18 anos agora parte para o Challenger de Estoril, em Portugal.