O jovem tenista João Fonseca foi oficialmente confirmado na chave principal de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada. Será a segunda participação do carioca em uma chave principal de Major como profissional e a primeira vez em que entra diretamente, sem precisar passar pelo qualifying.
Atual número 59 do ranking da ATP — sua melhor colocação na carreira até agora — Fonseca já era considerado presença praticamente certa na disputa em Paris, uma vez que os 100 melhores do ranking costumam ter entrada direta. A divulgação oficial da lista, no entanto, sela sua estreia profissional no saibro parisiense.
Apesar de ser novato entre os profissionais em Roland Garros, Fonseca conhece bem o torneio. No ano passado, como juvenil, chegou às quartas de final. Agora, a expectativa gira em torno de sua primeira atuação entre os grandes nomes do tênis.
A ascensão meteórica do brasileiro ganhou destaque internacional em janeiro deste ano, quando protagonizou uma vitória impressionante no Aberto da Austrália. Após passar pelas três rodadas do qualifying, Fonseca superou o russo Andrey Rublev — então número 9 do mundo — em sets diretos, naquela que foi, até aqui, a maior vitória de sua jovem carreira.
Além de Fonseca, o Brasil também contará na chave principal com Thiago Monteiro, 93º do mundo. Já Thiago Wild, atualmente na 112ª colocação do ranking, terá que buscar uma vaga por meio do qualifying. Na chave feminina, Beatriz Haddad Maia também está garantida chave principal.