A ascensão meteórica de João Fonseca ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira, 14. Após chegar à terceira rodada de Wimbledon em sua estreia na chave principal do Grand Slam britânico, o jovem tenista atingiu a 48ª colocação no ranking da ATP, melhor marca de sua carreira até agora.
O carioca subiu seis posições no ranking após sua participação no no terceiro Major do ano. Ele iniciou o torneio na 54ª colocação e, ao vencer dois jogos, alcançou 1.116 pontos na classificação da ATP.
Aos 18 anos, João se tornou um dos poucos brasileiros a alcançar o seleto grupo dos 50 melhores tenistas do mundo. Ele é apenas o 17º atleta do País, entre homens e mulheres, a atingir tal feito.
E a tendência é de que essa escalada continue. O prodígio brasileiro é atualmente o 33º tenista que mais somou pontos na temporada de 2025 e já avançou 65 posições no ranking desde o início do ano.
Top 10
Campeão de Wimbledon pela primeira vez, Jannik Sinner ampliou sua vantagem na liderança do ranking ao chegar a 12.030 pontos. O vice-líder Carlos Alcaraz, que defendia o título do ano passado, perdeu 700 pontos com a derrota na final e agora tem 8.600.
O norte-americano Taylor Fritz assumiu a quarta colocação na lista da ATP. Ele somou 400 pontos ao chegar à semifinal em Londres e ultrapassou o britânico Jack Draper. Ben Shelton também subiu uma posição e aparece agora em nono lugar. O top 10 é completado por Andrey Rublev, que escalou quatro posições em relação ao último ranking e voltou a figurar entre os dez mais bem colocados.
Veja abaixo os dez primeiros colocados do ranking:
- Jannik Sinner
- Carlos Alcaraz
- Alexander Zverev
- Taylor Fritz
- Jack Draper
- Novak Djokovic
- Lorenzo Musetti
- Holger Rune
- Ben Shelton
- Andrey Rublev






