João Fonseca conquistou nesta sexta-feira, 14, uma de suas maiores vitórias na carreira. O brasileiro de 18 anos salvou dois match points, buscou a virada sobre Mariano Navone e garantiu vaga nas semifinais do ATP 250 de Buenos Aires.
Em um duelo de altos e baixos, o carioca voltou a mostrar seu poder de reação para eliminar o terceiro argentino consecutivo no torneio com parciais de 3/6, 6/4 e 7/5. Essa já é a melhor campanha de João em um torneio de nível ATP, tornando-se o mais jovem tenista brasileiro a alcançar essa fase em uma competição da elite mundial. Os melhores resultados dele até então eram as quartas de final no Rio Open e no ATP 250 de Bucareste, ambos em 2024.
João demorou para entrar no jogo no primeiro set e viu o argentino rapidamente abrir 3 a 0. Ele até esboçou uma reação ao devolver uma das quebras, mas o tenista número 47 do mundo fechou sem sustos por 6/3. João chegou a demonstrar um raro momento de irritação após um erro não forçado e arremessou a raquete com violência no chão.
No segundo set, o placar apontava 2 a 2 quando a chuva interrompeu o duelo por poucos minutos. No retorno, uma sequência de quatro quebras de saque deixou o cenário imprevisível. João foi para o serviço com 4 a 4 e conseguiu salvar um break point crucial para confirmar o saque e ganhar moral para quebrar Navone mais uma vez e empatar o jogo.
O carioca abriu sacando no terceiro e decisivo set e foi quebrado. Navone confirmou na sequência e tomou conta do placar sem ser ameaçado. Com 5 a 3 de vantagem, o argentino pressionou Fonseca e teve dois match points, mas o brasileiro mostrou frieza para se manter vivo no jogo e confirmar seu game. Navone sacou para fechar o jogo e novamente foi surpreendido por João, que alcançou sua primeira quebra e empatou em 5 a 5. Empolgado com a reação, João fechou fácil o 11º game e voltou a quebrar o serviço de Navone para sacramentar a grande vitória em 7/5.
Na semifinal, João vai encarar o sérvio Laslo Djere, que avançou ao despachar o brasileiro Thiago Wild com parciais de 7/6 (3) e 6/3.