João Fonseca viverá mais um marco na rápida escalada de sua carreira. Aos 19 anos, o número 43 do mundo será, pela primeira vez, cabeça de chave em um torneio da ATP, graças à desistência do norte-americano Frances Tiafoe no ATP 250 de Bruxelas.
O brasileiro entrará como o oitavo principal inscrito no torneio belga, que será disputado em quadras rápidas cobertas a partir da próxima segunda-feira, 13. A ausência de Tiafoe, 28º do ranking, abriu uma vaga entre os cabeças, colocando o brasileiro no grupo de favoritos ao título. Tiafoe, que iniciou o ano como 17º do mundo e chegou ao 11º posto em julho, optou por antecipar as férias para se preparar melhor para 2026, após uma queda de rendimento nas últimas semanas.
Sem jogar desde pelo calendário regular desde o US Open, onde foi eliminado na terceira rodada, Fonseca manteve ritmo em compromissos pontuais. Somou vitórias importantes pela Copa Davis contra a Grécia e pela Laver Cup, ampliando seu retrospecto na temporada para 21 triunfos e 14 derrotas em torneios de elite, além de dez vitórias em 11 jogos em competições do circuito Challenger.
O sorteio da chave principal acontece neste sábado, 11. Além de Fonseca, os outros cabeças de chave confirmados são Lorenzo Musetti, Félix Auger-Aliassime, Jiri Lehecka, Alejandro Davidovich Fokina, Giovanni Perricard, Jaume Munar e Sebastian Baez.






