João Fonseca não poderia pedir um melhor encerramento de temporada. Neste domingo, 22, o tenista de 18 anos derrotou o norte-americano Learner Tien por 3 sets a 1, com parciais de 2/4, 4/3(8), 4/0 e 4/2, no King Abdullah Sports City, em Jeddah, na Arábia Saudita, e se tornou o primeiro brasileiro a levantar o troféu de campeão do torneio sub-20, coroando uma semana perfeita em que não perdeu nenhuma partida.
Apesar de um início de jogo nervoso, com domínio e vitória de Tien no primeiro set, João conseguiu dominar as emoções e passou a colocar em quadra o seu melhor tênis, garantindo assim o título inédito para o Brasil e se juntando a Jannik Sinner, número 1 do mundo, e Carlos Alcaraz, atual 3 do ranking, que também foram campeões do torneio com 18 anos de idade.
“Eu estava muito nervoso antes da partida. Eu sabia que seria muito difícil. Joguei uma final de juniores contra Learner [no US Open de 2023] e sei como ele joga. Ele é um cara tão legal e um ótimo jogador, então eu sabia que seria difícil, mental e fisicamente. Mas eu consegui”, disse Fonseca.
“Sinceramente, não sei como fiz isso no segundo set. Eu estava apenas tentando manter meu jogo forte no saque. Eu não estava jogando meu melhor no começo, estava muito nervoso. Mas depois do segundo set, acho que o terceiro set foi outro João. Eu estava muito mais agressivo, indo para os golpes, e ele ficou um pouco mais tenso. No quarto set, eu apenas dei o meu melhor e consegui a vitória”, acrescentou o carioca.
Perguntado ao fim da partida se alguém chegasse no início da semana passada e falasse que ele seria campeão se ele acreditaria, João deu uma resposta sincera e não escondeu sua autoconfiança.
“Preciso acreditar quando vou [disputar] a um torneio que posso vencer. Mas agora que ganhei, estou pensando: ‘Uau, consegui’. Estou muito orgulhoso de mim mesmo”, falou o tenista.
João começou o ano na 730ª posição do ranking, mas vai começar 2025 como número 145 do mundo após uma excelente temporada. Com o título deste domingo, ele faturou ainda US$ 526.480 em premiação (mais de R$ 3 milhões) e ainda foi cumprimentado por ninguém menos que Rafael Nadal.