Recém-contratada pelo Lyon, Tarciane vive o melhor momento de sua carreira e comemora a sucessão de vitórias nos últimos meses. A jogadora se transferiu em abril do ano passado do Corinthians para o Houston Dash, dos Estados Unidos, ganhou medalha de prata na Olimpíada de Paris, foi uma das indicadas ao Prêmio Bola de Ouro no final de 2024 e mais recentemente deixou o Houston para jogar no clube francês.
Tudo muito rápido, como ela mesma admite. Enquanto está em período de treinamento com Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, Tarciane falou sobre sua nova casa, o Lyon, e a valorização do futebol feminino do Brasil. Confira os principais trechos da entrevista com a jogadora.
Período de treinos
“É diferente para a gente se reunir só para treinar. Mas esse é um momento de aprendizagem, para corrigir alguns erros, se fortalecer e entrar mais forte em qualquer jogo, o que é importante para o crescimento da Seleção Brasileira.
A gente nunca tinha feito isso, era sempre jogo, jogo, jogo. Então, temos de aproveitar esse período para poder construir mais, ter uma identidade melhor, trabalhar o que a gente não consegue nas outras convocações. Conhecer mais o grupo, ter mais troca, isso é muito importante.”
Valorização
“A gente, depois dos Jogos Olímpicos, conseguiu trazer mais visibilidade. E o futebol feminino do Brasil vem só crescendo. Teve a minha transferência, a da Priscila, da Kerolin, da Jheniffer, da Adriana, todas para times grandes, essa movimentação toda, com a valorização das atletas brasileiras. Isso ainda é pouco para o futebol feminino, que vai crescer ainda mais por causa da Copa do Mundo no Brasil.
Isso é fruto de um trabalho coletivo e que tem muito a ver com a Seleção Brasileira, sua comissão técnica, e as jogadoras que são convocadas. Estamos cada vez mais bem preparadas para enfrentar qualquer adversário.”
Vida nova
“Na Olimpíada, a gente esteve em Marselha [para o jogo contra a Espanha], que fica perto de Lyon, aonde eu nunca tinha ido. Mas, agora, pude conhecer a cidade, é pequena e muito bonita. Já peguei um pouco de frio por lá. É um momento muito importante na minha vida. Tenho que aproveitar a oportunidade para aprender bastante lá.
O clube conta com profissionais experientes e isso vai me ajudar a crescer cada vez mais, para chegar bem na Seleção Brasileira e estar sempre em alto nível e assim poder ajudar minhas companheiras. Lógico que a gente nunca espera mudança assim tão rápida, mas foi o que Deus quis e estou preparada para esse desafio.”
*Com Confederação Brasileira de Futebol