O lateral-esquerdo Jordi Alba, do Inter Miami, anunciou nesta terça-feira, 7, sua aposentadoria do futebol ao final da temporada da Liga de Futebol norte-americana (MLS, na sigla em inglês). O espanhol comunicou sua decisão por meio de um vídeo nas redes sociais.
“Chegou o momento de encerrar um capítulo incrível da minha vida. Decidi encerrar minha carreira de jogador na conclusão da atual temporada. Tomo essa decisão com absoluta convicção, paz e felicidade. Sinto que percorri o caminho com toda a paixão que eu tinha, e agora é o momento de abrir um novo capítulo e encerrar o anterior com o melhor sentimento possível”, disse ele na publicação.
Aos 36 anos, o ex-jogador da seleção espanhola, Barcelona e Valencia seguirá o companheiro de time Sergio Busquets, que também anunciou a aposentadoria ao final de 2025. No time catalão, Alba viveu o auge da carreira com 17 títulos, sendo uma Champions League, seis Campeonatos Espanhóis e cinco Copas do Rei. Além disso, conquistou a Eurocopa de 2012 com a Espanha.
“O futebol me deu absolutamente tudo. Obrigado a todos os meus companheiros, treinadores, auxiliares, funcionários de clubes e adversários que me incentivaram diariamente a dar meu melhor. Quero agradecer especialmente aos clubes que ajudaram a moldar minha vida. Obrigado ao Atlético Centro Hospitalense, aonde tudo começou. Ao Cornellà, que acreditou em mim e me ajudou ao crescer. Ao Gimnastic de Tarragona, aonde eu aprendi o que é ser profissional e amadureci ao lado de grandes amigos”, afirmou.
“Ao Valencia, o clube que me permitiu realizar meu sonho de debutar na elite da Espanha. Ao Barcelona, o clube da minha vida. O time que me permitiu atingir o pico da minha carreira, vivendo uma década de memórias inesquecível, com a conquista de todos os títulos possíveis. E à seleção espanhola, equipe que tive a honra de vestir a camisa. Fico muito grato de ser uma pequena parte desta incrível história”, continuou Alba. “E, finalmente, à Inter Miami. Obrigado por me abrir as portas e pela gentileza de me dar a chance de aproveitar minha jornada até o último momento. Obrigado, torcedores, pela recepção e por me ensinarem que essa camisa não se veste, se sente. Hoje, fecho esse capítulo sabendo que dei tudo de mim. Obrigado por tudo, futebol”, finalizou.
O jogador, que havia estendido o contrato com o clube norte-americano para a temporada de 2027 da MLS, decidiu antecipar o adeus aos gramados para dezembro. Na carreira, o lateral somou 793 jogos, marcou 60 gols e distribuiu 157 assistências.






