A Seleção Brasileira de judô será representada por 13 atletas no Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, que começa nesta sexta-feira, 14, e segue até domingo, 16. Os três dias de competição têm expectativa de reunir cerca de 275 atletas de 38 países, neste que é o segundo compromisso oficial do calendário da Federação Internacional de Judô (IJF) em 2025.
No feminino, o Brasil terá Natasha Ferreira (48kg), Bianca Reis (57kg), Jéssica Lima (57kg), Nauana Silva (63kg), Rafaela Silva (63kg) e Alexia Castilhos (70kg). Já no masculino, a equipe será composta por Chrystian Silva (60kg), Vinicius Ardina (73kg), Luan Almeida (81kg), Marcelo Fronckowiak (90kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e João Cesarino (+100kg).
Destes, seis participaram do Grand Slam de Paris, há duas semanas, onde Leonardo Gonçalves foi vice-campeão. Eles permaneceram na França em treinamento, dividindo-se entre a capital e Sainte-Geneviève-des-Bois, cidade onde o judô brasileiro realizou a aclimatação para os Jogos Olímpicos de 2024 e mantém uma parceria de mais de 20 anos.
Após as disputas em Baku, parte da equipe ficará no Azerbaijão para uma sequência de treinamentos, embarcando direto para o Uzbequistão em seguida, para o próximo desafio do ano no Grand Slam de Tashkent, que será realizado de 28 de fevereiro a 2 de março.
*Com Confederação Brasileira de Judô