As audiências do caso de Felipe Massa contra a Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e Bernie Ecclestone na Suprema Corte do Reino Unido foram encerradas. Agora, cabe à Justiça decidir a favor ou não aos pedidos do piloto brasileiro.
A definição do caso pode levar semanas ou até meses. Vale destacar que esta primeira decisão da Justiça encerrará o processo ou irá confirmar o seu prosseguimento. Massa não será declarado campeão em caso de um parecer favorável.
Caso vença essa fase do processo, Massa terá a chance de que seja julgado de fato se ele pode se tornar o campeão de 2008.
“Estou muito satisfeito com o interesse demonstrado pela Corte Inglesa no meu caso. Espero que a Corte perceba as tentativas dos réus de impedir um julgamento público das graves alegações contra eles. Agora, aguardaremos a decisão da Corte”, disse o piloto brasileiro.
Entenda o caso
O processo movido por Massa, com 41 páginas, afirma que a manipulação do GP de Singapura alterou diretamente o resultado da temporada. O piloto, no entanto, não pretende tirar o título de Hamilton, mas busca reconhecimento público e indenização financeira, estimada em 64 milhões de euros (cerca de R$ 400 milhões), por danos e prejuízos de imagem.
Os réus — Fórmula 1, FIA e Ecclestone — pedem o arquivamento do processo, alegando prescrição e defendendo que o próprio Massa cometeu erros na corrida de Singapura que contribuíram para sua derrota. O caso na Corte do Reino Unido foi conduzido pelo juiz Robert Jay.
Na ação, os advogados de Massa destacam que o episódio de manipulação veio à tona apenas em 2009, quando o Conselho Mundial de Automobilismo confirmou que o acidente de Nelsinho Piquet foi premeditado. À época, o regulamento esportivo da Fórmula 1 previa que resultados só poderiam ser contestados até a cerimônia de premiação da FIA, realizada em 11 de dezembro de 2008.
O caso reacende um dos capítulos mais polêmicos da história da Fórmula 1 e reacende o debate sobre justiça esportiva, transparência e reparação histórica em competições internacionais. Caso o tribunal aceite a continuidade do processo, a ação de Massa poderá abrir precedente inédito no automobilismo mundial, ao reconhecer oficialmente que a manipulação de um resultado alterou o desfecho de um campeonato.






