O judô brasileiro chegou perto, mais uma vez, de conquistar sua primeira medalha no Grand Slam de Tashkent, no Uzbequistão. Neste sábado, 1º, segundo dia de disputas, Ketleyn Quadros (63kg) avançou na chave do meio-médio feminino e chegou à disputa pelo bronze, mas perdeu para a croata Iva Oberan e acabou em quinto lugar.
A duas vezes medalhista olímpica começou o dia vencendo a uzbeque Marjona Nurulloeva, com um yuko, nas oitavas de final. Em seguida, nas quartas, foi superada pela espanhola Laura Vazquez Fernandez, que conseguiu imobilizá-la até o ippon.
Na repescagem, Ketleyn se reergueu e passou sem dificuldades pela chinesa Jun Li, com um yuko seguido de transição no solo para estrangulamento. Com o resultado, a brasileira avançou à disputa pelo bronze em sua volta aos tatames após os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Na última luta do dia, veio a croata Iva Oberan, que chegou em Tashkent como cabeça de chave número 1 da categoria. As duas começaram tomando punições por evitar a pegada e, logo depois, a adversária conseguiu projetar Ketleyn em waza-ari.
Conforme o relógio foi passando, as duas chegaram a ficar penduradas nas punições, mas, em nova projeção, a brasileira caiu novamente em waza-ari para encerrar o combate e ficar na quinta colocação.
Danielle Oliveira cai na repescagem e termina em sétimo
O segundo melhor resultado brasileiro no dia veio com Danielle Oliveira (70kg), que ficou em sétimo lugar. Ela começou vencendo a israelense Maya Kogan com um ippon, nas oitavas, mas acabou caindo diante da chinesa Huiting Yuan, nas quartas, e e da taiwanesa Yu-Jung Liao, na repescagem.
Ainda no feminino, Rafaela Silva (63kg) estreou bem, vencendo a russa Alexandra Balabanova nas punições, mas, na rodada seguinte, parou na japonesa Momo Tatsukawa.
Já no masculino, Gabriel Genro Alves (73kg) e João Macedo (81kg) se despediram da competição na primeira luta.
As disputas seguem neste domingo, 2, com mais duas brasileiras no tatame: Beatriz Freitas (78kg) e Karol Gimenes (78kg).
*Com Confederação Brasileira de Judô