Kirsty Coventry assumiu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 23, a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI). Três meses após ser eleita, a ex-nadadora do Zimbábue se torna a primeira mulher e a primeira pessoa africana a liderar a principal entidade olímpica do planeta.
A cerimônia de posse foi realizada na sede do COI, em Lausanne, na Suíça. Durante o evento, Coventry recebeu das mãos do alemão Thomas Bach, que comandou a organização nos últimos 12 anos, a simbólica “Chave de Ouro”, que representa a transmissão oficial da liderança do comitê.
“Estou realmente honrada por poder trilhar esta jornada com vocês. Mal posso esperar por tudo o que está por vir. Sei que tenho a melhor equipe para me apoiar e apoiar o nosso movimento pelos próximos oito anos”, declarou a nova presidente.
Coventry chega ao topo do COI com um histórico notável tanto dentro quanto fora das piscinas. Como atleta, se tornou a africana mais vitoriosa na história das Olimpíadas somando sete medalhas: duas de ouro, quatro de prata e uma de bronze em cinco edições disputadas entre Sydney-2000 e Rio-2016.
A trajetória de Coventry fora das competições também é marcada por protagonismo. Eleita para a Comissão de Atletas do COI em 2013, ela atuou como representante da classe por oito anos, três deles como presidente da comissão. Em 2018, assumiu o Ministério do Esporte do Zimbábeu e, mais recentemente, passou a integrar o Conselho Executivo do COI.