A La Liga pediu a prisão imediata dos torcedores envolvidos em uma campanha de ódio contra o atacante brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, antes do clássico deste domingo, 29, contra o Atlético de Madrid.
A campanha lançada nas redes sociais sob a hashtag “#MetropolitanoConMascarilla” (Metropolitano com máscara) tem como objetivo incentivar os torcedores do Atlético a usarem máscaras no Estádio Metropolitano para insultar racialmente o atacante brasileiro sem revelarem suas identidades.
“A La Liga deseja anunciar que denunciará formalmente e solicitar a prisão imediata dos instigadores por trás de uma campanha de ódio que busca promover atos racistas e depreciativos”, anunciou a La Liga em um comunicado.
“A campanha constitui o crime de incitação ao ódio, conforme claramente definido no Código Penal. A La Liga condena vigorosamente essas ações que – direta ou indiretamente – incentivam, promovem e incitam o ódio contra um indivíduo, neste caso, o jogador Vinicius Júnior, por causa de sua raça”, diz o comunicado. Esses atos não apenas prejudicam a imagem do esporte e do nosso país, mas também representam uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os fãs”, acrescentou a nota.
Vini Jr é alvo recorrente de ofensas racistas nos estádios da Espanha. O país passou a adotar uma postura mais combativa ao racismo apenas nos últimos meses, quando decretou penas inéditas de prisão para torcedores envolvidos em episódios contra o brasileiro.