Um nome especial esteve ao lado de Max Verstapppen na conquista de seus quatro títulos mundiais na Fórmula 1. O engenheiro de corrida Gianpiero Lambiase trabalha com o holandês desde a chegada do piloto à Red Bull e tem compartilhado muitos momentos marcantes ao longo de uma parceria extremamente vitoriosa.
A glória mais recente alcançada pela dupla veio no GP de Las Vegas, quando Verstappen confirmou o tetracampeonato mundial com a quinta posição na prova. Lambiase falou sobre o seu orgulho com a campanha consistente do piloto holandês, que ao longo da temporada não teve o carro mais rápido do grid.
“Este ano mostrou muitas semelhanças com 2021, na verdade, estava ficando bem intenso às vezes”, disse Lambiase à Sky Sports F1. “Obviamente, a margem que tínhamos no começo do ano consolidou as coisas, mas ele deu outro passo que para vocês deve ser bem difícil de acreditar.”
“O esforço que ele colocou no escritório, com nossa equipe. Ele não precisa estar lá e vencer tudo, todo fim de semana. Ele evoluiu muito e estou muito orgulhoso dele”, acrescentou.
Em meio aos desabafos de Max no rádio da equipe durante as corridas, desde a maneira como o carro está se comportando até o questionamento de decisões estratégicas, Lambiase revelou qual é um dos maiores talentos do novo tetracampeão da F1.
“Você conversa com ele fora da pista – o que você ouve na transmissão não é necessariamente Max, é ele com a adrenalina no momento”, comentou. “Por mais que ele tenha essa bravata, ele vai absorver cada pedaço de informação que passa por seus ouvidos e essa é sua verdadeira força. Podemos sempre contar com ele no calor do momento para fazer a coisa certa.”
Verstappen ainda terá mais duas etapas para celebrar o tetra dentro das pistas. A partir desta sexta-feira, 29, ele acelera para as atividades do GP do Catar, com cobertura completa do BandSports. A última corrida do campeonato será em Abu Dhabi, no dia 8 de dezembro.