Lucas Braathen realizou um feito inédito para o Brasil no domingo, 8, ao conquistar a primeira medalha do País em uma Copa do Mundo de Esqui Alpino, o circuito mais badalado do esporte de inverno. O pódio veio com uma prata no slalom gigante em Beaver Creek, nos Estados Unidos.
O esquiador – que é filho de mãe brasileira e pai norueguês e antes competia pela Noruega – fez o quarto melhor tempo na primeira descida e foi o mais rápido na segunda tentativa, somando 2min27s72, quase meio segundo sobre os demais. Mas, na última descida, o suíço Thomas Tumler o ultrapassou por 0s12.
Com o resultado, Lucas, que já tinha dois quartos lugares na temporada, é o líder do ranking da Copa do Mundo no slalom gigante e quarto no geral. Entre os dez melhores do mundo estão quatro suíços, três noruegueses, dois franceses e o brasileiro.
Confira outros resultados do Brasil:
Badminton
Juliana Vieira alcançou o maior título da carreira ao vencer o Canadá Internacional Challenger, superando na final a canadense Michelle Li, 22ª do mundo e tida como melhor do continente. Aos 20 anos, Juliana vinha de títulos no Peru e em El Salvador, e agora venceu um torneio que vale o dobro dos pontos dos anteriores. Com isso, ela deve subir da 59ª colocação no ranking mundial.
Levantamento de peso
Thiago Felix ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Mundiais adultos de levantamento de peso, na categoria até 55kg, na última sexta-feira, 6. No Bahrein, ele venceu no arranco e, pelo bom resultado também no arremesso, em que ganhou bronze, ficou com a prata no total. A categoria até 55kg não faz parte do programa olímpico, que começa em 61kg.
Judô
Em Tóquio, na última etapa de Grand Slam do ano, o Brasil não conquistou medalhas mas pôde celebrar o quinto lugar de Bianca Reis (57kg), de 19 anos, que ganhou de uma japonesa na campanha e deixou o bronze escapar por um wazari no final da luta contra a francesa Martha Fawaz. Bibi também venceu duelo direto contra Jéssica Lima, nessa que deve ser uma das categorias mais concorridas nacionalmente no ciclo para os Jogos de Los Angeles-2028. Leonardo Gonçalves (100kg) e Michel Augusto (60kg) também ficaram em quinto.
Taekwondo
Maria Clara Pacheco (57kg) venceu a chinesa Luo Zongshi, sua algoz nos Jogos Olímpicos Paris-2024, para ganhar o bronze do Grand Slam Challenge de taekwondo em Wuxi, na China. O evento que encerra a temporada na modalidade também teve a participação de Henrique Marques, Milena Titoneli e Edvial Pontes, que perderam na estreia.
Vôlei de praia
Se no Finals de Doha, no Catar, as duplas brasileiras não chegaram a brigar por medalhas, em Maricá, no Rio de Janeiro, Verena e Kyce faturaram o Futures com vitória sobre Carol e Marcela. O torneio é uma novidade no calendário da Federeação Internacional de Voleibol (FIVB), para jovens atletas. No masculino, ouro para Igor e Felipe Alves.
Tênis
A medalhista olímpica Laura Pigossi conquistou um importante título no sábado, 7. Em Florianópolis, ela e a polonesa Maja Chwalinska se sagraram campeãs da chave de duplas de etapa WTA 125, equivalente a Challenger da ATP, que também é a mais importante do circuito feminino disputada no Brasil. Laura, que vinha se dedicando aos torneios de simples, subiu 33 posições no ranking de duplas, chegando à 132ª colocação.
Rugby 7
A seleção feminina de rugby 7 terminou em 11º lugar na segunda etapa do circuito mundial da modalidade, na Cidade do Cabo, na África do Sul. Depois de derrotas para as potências Canadá e Austrália na primeira fase, o Brasil caiu para Fiji, rival a quem havia vencido nos Jogos de Paris-2024. Na disputa do 11º lugar, o Brasil venceu a Espanha.
*Com Comitê Olímpico do Brasil