O Mundial de Esqui Alpino começa para o Brasil nesta quinta-feira, 13, com a disputa da fase qualificatória do slalom gigante. Estarão em ação os jovens Giovanni Ongaro e Christoph Brandtner. Já Lucas Pinheiro Braathen, dono de três medalhas em etapas da Copa do Mundo nesta temporada, já está garantido na grande final, que será disputada na sexta, 14. A reta final de preparação de Lucas, que é filho de pai norueguês e mãe brasileira, foi em Reiteralm, na cidade de Schladming, na Áustria.
“A preparação foi muito boa. A gente está na Áustria, só leva uma hora e meia daqui para a sede do Campeonato Mundial. Tenho uma equipe grandona para me ajudar a preparar essa neve, com gelo, com água para ficar o mais próximo possível do que vamos encontrar lá em Saalbach. Estamos nos preparando, estamos dançando e entrando nesse campeonato feliz, com uma missão, mais importante, que são as medalhas”, falou Lucas.
O atleta de 24 anos que também fará a final do slalom no domingo, 16, faz questão de destacar a importância do Brasil no seu estilo de vida, principalmente nos acessórios que usa nas competições sempre com detalhes em verde e amarelo. “É uma oportunidade de colocar a bandeira do Brasil entre os melhores nesse Mundial. É, talvez, a primeira oportunidade de o Brasil competir no esqui alpino em um nível tão alto. Estamos trabalhando todo dia e meu foco é trazer essa medalha para o Brasil”, completou Lucas.
O Brasil ainda contará com mais dois atletas nas qualificatórias do slalom gigante, nesta quinta, 13, e do slalom, no sábado, 15. Giovanni Ongaro e Christoph Brandtner precisam ficar entre os 25 melhores da classificatória para avançar à disputa final e se juntarem aos 50 classificados diretamente pelo ranking – que foi o caso de Lucas. Os jovens não escondem a ansiedade em se exibir num palco como o Mundial.
“Quero mostrar o meu melhor esqui nas corridas e competir com os melhores do mundo. Espero poder levar muitos momentos bonitos e emocionantes do Mundial. Infelizmente, nunca competi em Saalbach antes, mas agora tenho a chance de mostrar meu melhor”, afirmou Christoph.
“Quero dar o meu melhor e tentar alcançar um bom resultado. Será minha primeira vez em Saalbach, e será um grande desafio. Mal posso esperar para competir”, disse Giovanni.
Há ainda uma cota para 25 atletas de países que não estejam entre os 75 classificados pelo ranking ou melhores na qualificatória. Assim, serão cerca de 100 atletas disputando a final da prova do slalom gigante e do slalom.
Confira abaixo a programação do Mundial de Esqui Alpino (horário de Brasília):
Quinta-feira (13/02)
05:45/09:15 – Slalom gigante feminino
06:00/09:00 – Classificatória slalom gigante masculino com Giovanni Ongaro e Christoph Brandtner
Sexta-feira (14/02)
06:00/09:00 – Classificatória slalom feminino
05:45/09:15 – Slalom gigante masculino – com Lucas Pinheiro Braathen
Sábado (15/02)
05:45/09:15 – Slalom feminino
06:00/09:00 – Classificatória slalom masculino com Giovanni Ongaro e Christoph Brandtner
Domingo (16/02)
05:45/09:15 – Slalom masculino – com Lucas Pinheiro Braathen
Cerimônia de Encerramento
*Com Comitê Olímpico do Brasil