O Botafogo conquistou um resultado histórico ao derrotar o Paris Saint-Germain por 1 a 0 e assumir a liderança do Grupo B da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O gol da partida foi marcado por Igor Jesus, em uma atuação que impressionou até mesmo o técnico do time francês, Luis Enrique.
Na entrevista coletiva após o confronto, o treinador espanhol não poupou elogios ao desempenho defensivo do clube carioca, destacando a solidez tática e a dificuldade enfrentada pelo PSG para criar jogadas de perigo.
“Esse campeonato é extremamente intenso, é difícil para todo mundo, todos estão extremamente motivados, especialmente quando jogam contra uma equipe contra a nossa. Foi a equipe que melhor se defendeu contra nós na temporada, foi difícil a cada momento criar situações de gol. É o tipo de jogo que a gente conhece. Mas hoje tivemos dificuldade “, afirmou Luis Enrique.
Apesar de ter dominado a posse de bola em boa parte do jogo, o PSG não conseguiu furar o bloqueio montado pelo Botafogo. Segundo o treinador, nem mesmo os adversários enfrentados na campanha do título da Champions League conseguiram ser tão eficientes na contenção ofensiva do clube parisiense.
“Acho que hoje o Botafogo foi o time que melhor se defendeu contra nós em toda a temporada, [levando em conta] a nossa liga e a Champions. Eles fizeram um bloco baixo desde o início e foram muito eficientes, solidários”, avaliou.
“Nós sabíamos que seria uma partida dura, eles se defenderam muito bem. Tivemos algumas oportunidades de fazer um gol, mas a partida foi difícil, complicada. Nós conhecemos as dificuldades desse campeonato. Temos que melhorar e pensar na última partida do nosso grupo”, completou.
Com dois triunfos em dois jogos no Grupo B, o Botafogo assumiu a liderança isolada da chave com 6 pontos, complicando a situação de PSG e Atlético de Madrid, ambos com 3 pontos. O Atlético, que ganhou do Seattle Sounders por 3 a 1, precisará vencer o Botafogo por pelo menos três gols na última rodada para avançar, enquanto o PSG só depende de si mesmo para assegurar a vaga contra o time norte-americano.