Luisa Stefani fez história no tênis brasileiro ao alcançar a decisão inédita do WTA Finals ao lado da húngara Timea Babos, nesta sexta-feira, 7. A dupla derrotou a letã Jelena Ostapenko e a taiwanesa Hsieh Su-wei por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6(5), em Riade, na Arábia Saudita.
“Sim, estou muito orgulhosa, e muito orgulhosa de nós duas hoje. Foi uma partida difícil, muito equilibrada, tanto no placar quanto nos momentos. [Elas têm] um estilo de jogo tão diferente do que temos enfrentado nos últimos dias”, celebrou a paulista. “Elas são um time incomum do que enfrentamos durante todo o ano. Têm dois ritmos diferentes, dois estilos diferentes, então é sempre complicado.”
“Nós nos mantivemos unidas. Timea ajudou muito no primeiro set, eu senti que eu nos impulsionei no segundo. Nós duas nos ajudamos durante todo o torneio até agora, então estou muito orgulhosa de nós, por termos conseguido passar por essa também”, finalizou.
Desde o início, Luisa e Timea foram pressionadas pelas adversárias, mas confirmaram o serviço e saíram na frente. Jelena e Hsieh buscaram igualar o resultado e viraram, abrindo 3/1. A reação veio após alguns ajustes de Stefani e Baboa, que venceram três games diretos e ficaram com 4/3. A paulista e a húngara aproveitaram uma nova quebra e fecharam o primeiro set em 6/4.
Na segunda parcial, no entanto, Ostapenko e Su-wei impuseram um ritmo mais consistente e alcançaram 3/2. Stefani e Babos se mantiveram firmes e levaram a definição para o tiebreak. A concentração da brasileira e da húngara foi o suficiente para fechar o desempate, encerrando o set em 7/6(5) e garantindo vaga na decisão do WTA Finals.
Luisa e Timea vão em busca do quinto troféu na temporada. Em 2025, elas conquistaram três títulos em WTA 500, em Linz, na Áustria; Tóquio, no Japão; Estrasburgo, na França; e o SP Open., WTA 250 na capital paulista.
Para saber quem vai enfrentar na final, a dupla aguarda a definição do confronto entre a russa Veronika Kudermetova e a belga Elise Mertens contra a tcheca Katerina Siniakova e a norte-americana Taylor Townsend, nesta sexta-feira, às 14h20 (horário de Brasília).






