Luiz Maurício entra para o circuito mundial do lançamento do dardo e já sonha com Los Angeles-2028 - Portal
  • MENU
    • Automobilismo
    • Futebol
    • LNF
    • Notícias
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO
Portal
No Result
View All Result
Portal
No Result
View All Result
Inicio Em Alta

Luiz Maurício entra para o circuito mundial do lançamento do dardo e já sonha com Los Angeles-2028

Finalista olímpico fez um balanço da temporada e falou sobre os próximos desafios da carreira

porRedação BandSports
outubro 21, 2024
in Em Alta, Notícias
Luiz Maurício entra para o circuito mundial do lançamento do dardo e já sonha com Los Angeles-2028

Luiz Maurício ficou na 11ª colocação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 / Crédito: Instagram/Time Brasil

Depois de colocar o Brasil na final dos Jogos Olímpicos de Paris no lançamento do dardo após 92 anos, Luiz Maurício da Silva já vislumbra os próximos desafios da carreira. O mineiro se prepara para as disputas do calendário 2025 em etapas da Diamond League, o nobre circuito de provas da World Athletics, no meio do ano, e no Campeonato Mundial de Tóquio, de 13 a 21 de setembro. E também já está de olho no ciclo olímpico até Los Angeles-2028 e, quem sabe, entrar no seleto grupo que lança acima de 90 metros.

A ambição cabe e a inspiração vem do que fez nos Jogos Olímpicos de Paris e dos seus resultados no lançamento do dardo na temporada que terminou. Aos 24 anos, alcançou a 11ª colocação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, com a marca de 80,67 m, no Stade de France, depois de fazer o resultado de 85,91 m, recorde brasileiro e sul-americano, na qualificação e avançar em sexto lugar. Luiz já era o detentor dos recordes desde o Troféu Brasil, em 30 de junho, quando havia feito 85,57 m, índice olímpico.

Luiz Maurício começou no atletismo no Cria UFJF, projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora, sua cidade natal, aos 11 anos. Em 2020, quando a universidade fechou por causa da pandemia, recebeu o convite para treinar na Escola de Educação Física do Exército (EsEFex), no Rio de Janeiro, com o técnico Fernando Barbosa de Oliveira.

O lançamento do dardo no Brasil foi uma prova que evoluiu muito nos últimos anos, especialmente pelos resultados do manauara Pedro Henrique Nunes e de Luiz Maurício, no adulto, e de Arthur Curvo, no sub-20.

Veja o que Luiz Maurício falou, sobre o balanço de 2024 e a final olímpica e o que planeja para competir no circuito mundial. Já tirou férias e já voltou aos treinamentos de base desde o seu retorno de Paris, em agosto.

Um 2024 especial – “Foi um ano com oscilações no começo, antes do Ibero-Americano. Acreditava que ali já sairia um PB (personal best), porém não estava saindo. Foi um ano de muita resiliência, tanto nos treinamentos quanto na adaptação para a sequência de competições que, até o último GP, tiveram tempo de recuperação curto, mas o resultado se manteve. Tive uma boa experiência, fizemos uns ajustes para uma melhor marca, abri mão da temporada na Europa, para evitar o cansaço e apostar as fichas no Troféu Brasil, que seria a última competição pré-Jogos, e deu tudo certo. Graças a Deus eu consegui fazer a minha melhor marca, consequentemente o tão sonhado índice para as Olimpíadas. E lá conseguir avançar para a final, com o melhor resultado possível.”

O que ficou de lição de Paris – “Segurar a emoção, principalmente por estar com os melhores, com atletas que eu sempre acompanhei – eu postava vídeos das pessoas que estavam competindo comigo. Desde que eu cheguei na pista de treinamento, de aquecimento, tive que conter a emoção, não deixar tomar conta de mim. Antes da competição não fiz nenhuma tietagem, de tratar a todos eles como ídolos. Foi de igual para igual e, principalmente, por saber da dificuldade de chegar até lá e focar em fazer o melhor resultado da vida lá na competição. E deu tudo certo. Lá eu treinei 100% e entreguei todo o meu empenho para que chegasse na qualificação e conseguisse o meu melhor lançamento.”

Brasil no mesmo nível do mundo – “Quando eu avancei para a final na sexta posição eu olhei para o telão e pensei: ‘é muito bom’. Mas na final o mental pesou um pouco. Quando chama o nome e você entra lá numa final olímpica é fantástico, é mágico, é único. Eu estava na Olimpíada, que é o máximo, junto com o recordista mundial, uma das experiências mais diferentes que tive. Minha primeira final numa competição grande, e logo em Olimpíada num nível alto – uma das finais mais fortes da história no lançamento do dardo. O quarto lugar, com 88 metros, ganharia medalha em outras Olimpíadas (Arshad Nadeem, do Paquistão, conquistou o ouro com 92,97 m, recorde olímpico; o indiano Neeraj Chopra a prata, 89,45 m, e o granadino Anderson Peters garantiu o bronze, 88,54 m). Ter essa competição muito forte e muito intensa te prepara, para o próximo Mundial e também para o ciclo olímpico de quatro anos até Los Angeles-2028.”

Entrar para o circuito mundial – “Já chegamos no alto rendimento e agora vem a parte mais difícil, que é se manter no alto rendimento, competir a Diamond League, estar nos grandes eventos que reúnem os principais atletas do Ranking Mundial. A principal ideia é se consagrar no nível mais alto do atletismo e quem sabe ‘beliscar’ uma medalha nas próximas competições… Diamond League, Mundial, Olimpíadas… Seria muito importante.”

*Com Confederação Brasileira de Atletismo

Tags: Atletismoesporteslançamento do dardoLuiz Maurício

LEIA TAMBÉM

Brasil vence Coreia do Sul e é tricampeão da Copa do Mundo de Taekwondo por Equipes em Wuxi
Notícias

Brasil vence Coreia do Sul e é tricampeão da Copa do Mundo de Taekwondo por Equipes em Wuxi

O taekwondo brasileiro não se cansa de fazer história em 2025. Desta vez, a conquista foi do tricampeonato consecutivo da Copa do Mundo por Equipes, ainda em Wuxi, na China, palco do Mundial histórico no final de outubro. Com a...

Ler Mais
Palco de campeões: relembre as temporadas da F1 decididas em Interlagos
Em Alta

Palco de campeões: relembre as temporadas da F1 decididas em Interlagos

A reta final da temporada 2025 da Fórmula 1 promete muita tensão e emoções à flor da pele. Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen protagonizam uma disputa tripla pelo título e chegam a Interlagos em busca de uma vitória...

Ler Mais
Estêvão e Endrick entram no top 10 de jogadores jovens mais valiosos do mundo
Em Alta

Estêvão e Endrick entram no top 10 de jogadores jovens mais valiosos do mundo

Os brasileiros Estêvão e Endrick estão entre os dez jogadores mais valiosos do mundo com até 20 anos na lista nesta quinta-feira, 6, pelo Observatório de Futebol (CIES Football, em inglês). O topo é ocupado por Lamine Yamal, do Barcelona, avaliado em 349,6...

Ler Mais
Luisa Stefani avança à semifinal inédita de duplas no WTA Finals
Em Alta

Luisa Stefani avança à semifinal inédita de duplas no WTA Finals

A brasileira Luisa Stefani e a húngara Timea Babos carimbaram a vaga para a semifinal do WTA Finals na manhã desta quinta-feira, 6. Elas bateram, de virada, a dupla formada pela canadense Gabriela Dabrowski (ex-parceira de Luisa) e a neozelandesa...

Ler Mais
Inter Miami anuncia renovação de contrato com Lionel Messi: “Ele está em casa”
Em Alta

Galatasaray tenta contratação de Messi por empréstimo durante pausa da MLS

O Galatasaray, da Turquia, planeja um movimento ousado no mercado e sonha reforçar seu elenco com Lionel Messi por empréstimo de quatro meses. De acordo com o jornal turco FotoMaç, o clube inclusive estaria disposto a bancar integralmente o salário...

Ler Mais
Hugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam com vitória no individual do WTT de Frankfurt
Notícias

Hugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam com vitória no individual do WTT de Frankfurt

Os brasileiros Hugo Calderano e Bruna Takahashi estrearam com vitória na categoria individual do WTT Champions de Frankfurt, da Alemanha, na manhã desta quarta-feira, 5. Após a queda precoce no WTT de Montpellier, da França, Hugo se recuperou no torneio alemão e despachou o sul-coreano Jang Woo-Jin por 3 sets a 1. Já Bruna, que foi...

Ler Mais
Portal

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.

Navegação

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Faça parte da Equipe
  • Fale Conosco

Siga-Nos

No Result
View All Result
  • MENU
    • Automobilismo
    • Futebol
    • LNF
    • Notícias
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.