O judô brasileiro fechou sua campanha no Grand Prix da Áustria com mais uma medalha. Neste domingo, 9, o peso médio Marcelo Fronckowiak (90kg) faturou um dos bronzes da categoria e subiu ao pódio pela segunda vez no ano. Em fevereiro, ele havia conquistado a prata no Grand Slam de Baku.
Cabeça-de-chave número 1 do 90kg, Marcelo pegou bye na primeira rodada e, na primeira luta do dia, estreou bem, com vitória por yuko sobre o belga Jarne Duyck. Nas oitavas, passou pelo israelense Roy Sivan com dois waza-ari e, nas quartas, mandou o eslovaco Peter Zilka para a repescagem com um waza-ari.
Na semifinal, veio o único revés do dia para o brasileiro, contra o georgiano Giorgi Jabniashvili, que terminou a competição como campeão da categoria. Marcelo começou o confronto com uma projeção que quase abriu o placar, mas o adversário conseguiu ataques mais efetivos e projetou o brasileiro em dois waza-ari, encerrando a luta.
No bronze, Marcelo teve pela frente o austríaco Thomas Scharfetter. Primeiro conseguiu um yuko, para logo em seguida projetar o adversário em ippon e comemorar a medalha de bronze.
Esta foi a terceira medalha do Brasil no Grand Prix da Áustria. Na sexta-feira, 7, primeiro dia de competição, Ronald Lima (66kg) faturou o ouro e Michel Augusto (60kg) a medalha de bronze.
Dandara Camila chega perto do bronze, mas fica em quinto lugar
O Brasil ainda teve mais um atleta no bloco final do último dia de competições. No feminino, Dandara Camilo (78kg) chegou até a disputa de bronze do meio-pesado, mas acabou superada pela eslovena Metka Lobnik.
A brasileira de 18 anos pegou bye na primeira rodada e estreou direto nas oitavas de final, vencendo a italiana Claudia Sperotti nas punições (3-2). Em seguida, nas quartas, veio a derrota para a britânica Emma Reid, que conseguiu encaixar uma chave-de-braço no golden socre.
Precisando vencer a repescagem para lutar pelo bronze, Dandara teve pela frente Marie Bransen, de Guiné, e venceu nas punições (3-2).
Já em sua última luta do dia, que foi marcada pela disputa no solo, acabou imobilizada por Lobnik no golden score, terminando a competição em quinto lugar.
Mais cedo, o judô brasileiro ainda teve no tatame Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (+100kg), que caíram na primeira luta para japonês e cipriota, respectivamente.
O próximo desafio do calendário será o Open Pan-Americano do Rio de Janeiro, que acontece no próximo fim de semana (14 a 16) e pretende reunir mais de 300 atletas de diversas nacionalidades;
*Com Confederação Brasileira de Judô