O clima nos bastidores da Red Bull não é dos mais tranquilos. Em meio a um início de temporada abaixo das expectativas na Fórmula 1, o consultor Helmut Marko revelou preocupação com a permanência de Max Verstappen no time. Segundo ele, o holandês tetracampeão mundial pode deixar a equipe antes mesmo do fim de seu contrato, que vai até 2028, caso não tenha um carro competitivo à disposição.
“A preocupação é grande”, admitiu Marko em entrevista ao canal Sky Sports da Alemanha. “Melhorias precisam ser feitas num futuro próximo para que ele possa ter um carro com o qual possa voltar a vencer. Temos que criar uma base com um carro competitivo, capaz de disputar o título mundial.”
Os sinais de tensão teriam se intensificado após o GP do Bahrein, onde Verstappen terminou apenas na sexta posição. Fontes do Sky Sports britânico relataram uma discussão acalorada entre Raymond Vermeulen, empresário do piloto, e o próprio Helmut Marko nos boxes da Red Bull. O debate teria surgido por causa de uma cobrança de Vermeulen sobre o desempenho do carro.
Após quatro etapas disputadas 2025, Verstappen conquistou apenas uma vitória e ocupa a terceira colocação no Mundial de Pilotos, oito pontos atrás do líder Lando Norris, da McLaren. Apesar dos resultados aquém do esperado, Marko isenta o desempenho do piloto.
“Max continua em excelente forma. O problema está no carro”, afirmou o consultor. “Estamos ficando para trás no desenvolvimento técnico. Isso precisa mudar rapidamente.”