O sobrenome Hakkinen está de volta ao automobilismo. Nesta segunda-feira, 17, a McLaren anunciou Ella Hakkinen, filha do bicampeão finlandês Mika Hakkinen, como integrante de seu Programa de Desenvolvimento de Pilotos.
A adolescente de 14 anos chega com um nome de peso devido ao passado vitorioso do pai com a equipe de Woking – com quem foi campeão de Fórmula 1 em 1998 e 1999 – e será preparada pelo programa de pilotos, sendo a participante mais jovem. Além disso, Ella poderá começar os testes com foco em 2027 para participar da F1 Academy.
A McLaren também terá mais um carro na categoria feminina e contará com a dupla de pilotos formada pelas britânicas Ella Lloyd e Ella Stevens. A ampliação será realizada em parceria com a NEOM, patrocinadora e parceira do automobilismo da montadora, com operação da Rodin Motorsport, e Stevens competirá como McLaren Oxagon.
“Embora eu reconheça que ainda há muito a ser feito, tenho orgulho do progresso que alcançamos. Espero que isso mostre às talentosas jovens pilotos, engenheiras, mecânicas e profissionais de todas as áreas que nosso esporte é aberto para todos”, exaltou Zak Brown, CEO da equipe.
Em sua primeira temporada pilotando uma McLaren, Lloyd tem apresentado um bom desempenho e está na terceira posição na F1 Academy com 101 pontos. Até o momento, ela soma uma vitória e quatro pódios, antes da etapa final em Las Vegas, que começa nesta quinta-feira, 20, com transmissão do treino livre pelo BandSports a partir das 22h55 (horário de Brasília).
Stevens chega à equipe como vice-campeã da temporada de KZ2 e única mulher a vencer uma corrida na principal categoria do kartismo do Reino Unido. A novata vem com confiança após liderar os testes da F1 Academy, no fim de outubro.






