Em corrida marcada por um erro de estratégia da McLaren, Max Verstappen não desperdiçou a chance e venceu o GP do Catar de Fórmula 1, neste domingo, 30.
O piloto da Red Bull foi seguido por Oscar Piastri, da McLaren, e Carlos Sainz, da Williams, que completaram o pódio.
Com resultado, o campeonato segue em aberto e só será decidido na última etapa, em Abu Dhabi, no próximo fim de semana.
Lando Norris, da McLaren, que ficou em quarto no Catar, continua na liderança do Mundial de Pilotos, agora com 408 pontos. Verstappen assumiu a segunda posição, somando 396. Já Piastri está em terceiro, com 392.
Os três pilotos chegam na última etapa com o mesmo número de vitórias (sete) e na briga pelo título.
A corrida
Piastri fez uma excelente largada e conseguiu se manter em primeiro no início da prova. Já seu companheiro de equipe, Lando Norris, que estava do lado sujo da pista, viu Verstappen ultrapassá-lo e assumir a segunda posição.
Mas ainda no começo da corrida, um acidente fez com que o safety car fosse acionado. Na sétima volta, Nico Hulkenberg, da Sauber, tentou ultrapassar Pierre Gasly, da Alpine, por fora, e os carros acabaram se tocando.
Hulkenberg rodou na pista, levou a pior e abandonou a prova, enquanto o piloto francês conseguiu seguir na corrida.
Por conta da entrada do safety car na pista, todos os pilotos, com exceção de Norris, Piastri e Ocon, foram para os boxes e trocaram os pneus.
O safety car deixou a pista na décima volta, com Piastri e Norris nas duas primeiras posições.
A estratégia da McLaren de não levar seus pilotos ao boxe se mostrou arriscada. Quando finalmente pararam, eles voltaram em desvantagem.
Piastri parou na volta 25, já Norris na 26. Neste momento, Verstappen assumiu a liderança. Quando voltou, o piloto australiano se viu na quarta posição, enquanto o britânico ficou logo atrás, em quinto.
Quando os demais pilotos fizeram a segunda parada obrigatória, Piastri e Norris voltaram a ficar nas duas primeiras posições, porém, ainda precisariam parar mais uma vez, e a estratégia da McLaren, que parecia arriscada, se mostrou catastrófica.
Após fazerem a segunda parada, os pilotos da escuderia britânica voltaram atrás de Verstappen, que assumiu a liderança e não mais largou. Piastri cruzou a linha de chegada na segunda posição e o pódio foi completado por Carlos Sainz, da Williams.
Lando Norris terminou apenas em quarto lugar. Kimi Antonelli, da Mercedes, ficou em quinto, e seu companheiro de equipe, George Russell, assegurou a sexta colocação.
Fernando Alonso, da Aston Martin, fechou na sétima posição, e Charles Leclerc, da Ferrari, na oitava.
O top-10 foi completado por Liam Lawson, da Racing Bulls, e Yuki Tsunoda, da Red Bull.
O heptacampeão Lewis Hamilton levou sua Ferrari ao 12º lugar. Logo atrás dele ficou o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber.






