A McLaren se pronunciou oficialmente depois da desclassificação de Lando Norris e Oscar Piastri no GP de Las Vegas, neste domingo, 23. Após os dois pilotos perderem seus resultados por causa do desgaste excessivo da prancha do assoalho de ambos os carros, a equipe de Woking pediu desculpas ao britânico e ao australiano pelo erro em um momento crucial do mundial de Fórmula 1.
“Pedimos desculpas a Lando e a Oscar pela perda de pontos em um momento crítico do campeonato, depois de desempenhos tão fortes durante todo o fim de semana. Também pedimos desculpas aos nossos parceiros e fãs, cujo apoio é fundamental”, afirmou Andrea Stella, chefe de equipe, em comunicado oficial da McLaren.
A escuderia ainda tentou se defender diante dos comissários da prova, alegando circunstâncias atenuantes, mas o longo processo de análise não mudou o veredito final.
Segundo Stella, o problema surgiu de comportamentos “inesperados e elevados” de porpoising ao longo da corrida. O movimento excessivo fez com que os carros tocassem com mais força no asfalto, acelerando o desgaste da prancha.
Além disso, a McLaren identificou danos não percebidos anteriormente, descobertos apenas na checagem pós-corrida, que teriam aumentado a movimentação do assoalho e contribuído para o desgaste além do permitido pelo regulamento.
“Embora este resultado seja extremamente decepcionante, continuamos totalmente focados nas duas últimas corridas da temporada”, acrescentou o dirigente italiano.
Somando 390 pontos na liderança, Norris permanece com 24 à frente de Piastri no Mundial de Pilotos, mas agora está com a mesma vantagem sobre Max Verstappen após a vitória do piloto da Red Bull em Las Vegas.
Ainda restam 58 pontos em disputa na temporada, com duas etapas pela frente, no Catar, onde será realizada também a última sprint race, e em Abu Dhabi.
A Fórmula 1 volta à ação já no próximo fim de semana. A partir da sexta-feira, 28, o BandSports acompanha todas as atividades para o GP do Catar, 23ª e penúltima etapa do calendário.






