O Itambé Minas venceu o Joinville e se sagrou tricampeão da Copa Brasil de Vôlei masculino. A equipe já havia vencido a competição anteriormente em 1982 e 2022. Na noite de domingo, 16, o time mineiro venceu a equipe catarinense na Arena Multiuso, de virada, por 3 sets a 2, com parciais de 26/28, 23/25, 25/21, 25/18 e 16/14. Com a conquista de mais um título nacional, o Minas ainda garantiu vaga no Sul-Americano de Clubes e na Supercopa.
O ponteiro Paulo, formado nas categorias de base do Minas, anotou 29 pontos (28 de ataque e um de bloqueio) e foi eleito o melhor jogador da final, ganhando o Troféu Viva Vôlei. “Estou extremamente feliz. Foi um jogo duro, decidido nos detalhes, e sair daqui campeão é motivo de muito orgulho para mim e para todo o grupo. O título é fruto do trabalho que a nossa equipe vem construindo desde o início da temporada e tudo o que tivemos que superar para chegar até aqui valeu a pena”, afirmou jogador.
Ainda entre os destaques do Minas na decisão estão o oposto Abouba, que fez 21 pontos, e o central Isac, que anotou 16 tentos. No passe, quem apresentou bom desempenho foi o ponteiro Renato Pato, com 67% de eficiência, seguido do líbero Maique, que teve 59% de aproveitamento.
Mais uma taça
O título do Minas sobre o Joinville foi o terceiro da Copa Brasil na história do clube. Em 2022, o time ergueu a taça do torneio ao vencer o Vôlei Renata, por 3 sets a 0, em Blumenau, Santa Catarina. Já em 1982, o Minas foi campeão do torneio de forma invicta, ao superar as equipes Pirelli, Atlântica Boa Vista e Fluminense, além de vencer o Atlético no Mineirinho, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Agora, o Minas soma 12 títulos nacionais e ainda tem três troféus continentais.
A campanha
O Minas conquistou a classificação para a Copa Brasil 2025 após fechar o primeiro turno da Superliga na vice-liderança, com 26 pontos. Nas quartas de final, o time mineiro eliminou o APAN Roll-on Blumenau, ao vencer por 3 sets a 2 na Arena UniBH, e garantiu vaga no final four, disputado em São José, Santa Catarina. Na semifinal, o time passou pelo Vôlei Renata, por 3 sets a 0, enquanto na grande final bateram o Joinville no tie-break.
*Com Minas Tênis Clube