Thiago Monteiro travou uma verdadeira batalha diante de Facundo Díaz Acosta e avançou às oitavas de final do Rio Open. O brasileiro precisou de quase três horas para vencer, de virada, o argentino por 2 sets a 1, na segunda-feira, 17.
O número 3 do Brasil e 99 do mundo saiu perdendo, mas contou com o apoio da torcida para virar sobre o rival e fechar o jogo em 3/6, 6/3 e 7/6. Agora o cearense terá pela frente o taiwanês Tseng Chun-hsin, que eliminou o chileno Alejandro Tabilo.
Apesar do triunfo de Monteiro, o Brasil teve três baixas no primeiro dia do torneio na Cidade Maravilhosa. Com 100 pontos para defender na competição após ter chegado às quartas de final na edição de 2024, Thiago Wild não passou da estreia diante de Jaume Munar. O espanhol bateu o paranaense por 2 sets a 1, 6/4, 3/6 e 6/0, com direito a pneu na última parcial.
Primeiro brasileiro a entrar em quadra na segunda, Felipe Meligeni Alves tentou, mas não resistiu ao russo Alexander Shevchenko, que venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2. Depois, Gustavo Heide fez um jogo duro contra o argentino Francisco Comesana, mas acabou perdendo por 2 a 1, 7/6(2), (7)6/7 e 6/3.