Lando Norris deixou para trás o erro grosseiro que cometeu no Canadá e brilhou nas atividades para o GP da Áustria, reforçando o domínio da McLaren neste sábado, 28, e faturando a pole para a prova deste domingo, 29. Após ser o mais rápido dos treinos livres 2 e 3, o britânico voou baixo em Spielberg para cravar o tempo de 1min03s971 e garantir o primeiro lugar no grid.
Em seu melhor fim de semana na temporada de estreia na F1, Gabriel Bortoleto teve um desempenho espetacular em Spielberg. Ele conseguiu se classificar pela primeira vez para o Q3, registrou 1min05s132 e vai largar em oitavo no circuito Red Bull Ring, onde o brasileiro conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2 que abriu os caminhos para o seu título na temporada passada.
Com um ótimo desempenho, Charles Leclerc colocou a Ferrari entre as McLarens e sai ao lado de Norris no domingo depois de fazer sua melhor volta em 1min04s492, ficando à frente Oscar Piastri, que teve de se contentar com a terceira posição, com 1min04s554.
Líder do campeonato, Piastri vai dividir a segunda fila com Lewis Hamilton, que se recuperou e terminou em quarto com a Ferrari ao marcar 1min04s582. O heptacampeão ficou à frente de seu antigo companheiro de Mercedes George Russell, que marcou 1min04s763 e vai partir da quinta posição, com Liam Lawson, da Racing Bulls, ao lado. O neozelandês finalizou a sessão em sexto, com o tempo de 1min04s926.
Max Verstappen abre a quarta fila, partindo em sétimo, posição pouco usual para ele, após registrar 1min04s929 com a Red Bull. Ao seu lado, o tetracampeão terá Gabriel Bortoleto, em oitavo.
Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, com 1min05s276, e Pierre Gasly, da Alpine, com 1min05s649, fecharam o top 10 da classificação.
A corrida deste domingo promete, e o BandSports exibe a reprise da prova às 20h.
Veja o grid complete do GP da Áustria: