Horas depois de Max Verstappen conquistar a sua 69ª vitória da carreira na Fórmula 1, na madrugada deste domingo, 23, veio a notícia mais bombástica do dia: Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados do GP de Las Vegas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Segundo a entidade, ambos os carros da McLaren tiverem um desgaste excessivo da prancha do assoalho e ficaram abaixo do limite mínimo de espessura permitido pela FIA. A infração se baseou no Artigo 3.5.9 (e) do regulamento técnico da F1, que determina que a prancha inferior do carro deve medir 10mm (±0,2 mm) quando nova e não pode ter menos do que 9mm devido ao desgaste natural.
Com a dupla da McLaren excluída, a Mercedes herdou duas posições no pódio, ficando atrás apenas de Verstappen: George Russell subiu para o segundo lugar e Andrea Kimi Antonelli assumiu o terceiro posto.
A situação também redesenhou a briga pelo título da temporada. Verstappen agora está 24 pontos atrás de Norris, que soma 390, com apenas duas etapas e uma sprint race ainda por disputar. O holandês empatou em 366 pontos com Piastri, que liderou boa parte do campeonato, mas viu a sequência de seis GPs sem pódio comprometer suas chances de um título inédito.
O GP de Las Vegas marcou a quinta e sexta desclassificações de 2025. Xangai já havia visto Charles Leclerc e Pierre Gasly perderem seus resultados por estarem 1kg abaixo do peso mínimo, além de Lewis Hamilton, por desgaste excessivo da prancha também. No Bahrein, Nico Hülkenberg foi desclassificado pelo mesmo motivo do heptacampeão mundial.
A Fórmula 1 volta à ação já no próximo fim de semana. A partir da sexta-feira, 28, o BandSports acompanha todas as atividades para o GP do Catar, 23ª etapa e penúltima etapa do calendário.






