A McLaren deu um passo gigante para garantir o título do mundial de construtores da Fórmula 1. Na classificação deste sábado, 8, para o GP de Abu Dhabi, o último da temporada, a equipe de Woking viu seus dois pilotos dominarem a primeira fila do grid de largada. Com o tempo de 1min22s595, Lando Norris foi o mais rápido da sessão e garantiu a pole position, a oitava do ano e a nona na carreira, desbancando seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, que ficou em segundo ao fazer sua melhor em 1min22s804.
A segunda fila do grid será ocupada por dois pilotos que se despedem de suas atuais equipes. Carlos Sainz vai largar em terceiro em seu último GP pela Ferrari. O espanhol, que vai para a Williams no ano que vem, registrou 1min22s824 e ficou à frente de Nico Hulkenberg, que sai em quarto com 1min22s886 na derradeira corrida com a Haas. O piloto alemão será companheiro do brasileiro Gabriel Bortoleto na Sauber na próxima temporada.
Com o título de tetracampeão já garantido com duas etapas de antecedência, Max Verstappen não conseguiu tirar muito mais de sua Red Bull e teve de se contentar com o quinto lugar. O holandês – que anunciou que espera o seu primeiro filho com a namorada, Kelly Piquet – marcou 1min22s945 e terá ao seu lado Pierre Gasly, que novamente andou bem com a Alpine e assegurou o sexto lugar com 1min22s984.
Em meio à polêmica com Verstappen, George Russell, da Mercedes, fez o sétimo melhor tempo com 1min23s132, ficando à frente de Fernando Alonso, da Aston Martin, com 1min23s196.
Para surpresa geral, Valtteri Bottas liderou o Q1, foi ao Q3 e ficou na nona posição ao cronometrar 1min23s204. O GP de Abu Dhabi será também a última prova do finlandês com a Sauber, cujo destino ainda não foi anunciado e há rumores de que ele será piloto reserva da Mercedes, equipe na qual foi companheiro de equipe de Lewis Hamilton de 2017 a 2021.
O próprio Hamilton também está de saída do time alemão e deve ter uma despedida melancólica após não ter passado do Q1 e largar em 18º. A classificação foi um resumo triste das dificuldades que o heptacampeão vem enfrentando nos últimos anos com a escuderia de Brackley. No ano que vem, ele vai correr pela Ferrari.
Quem também pode estar fazendo sua última corrida na Fórmula 1 é Sergio Pérez. O mexicano fechou o top 10 com o tempo de 1min23s264 e quase todo o paddock aposta na saída dele da Red Bull.
Com inúmeras despedidas, o GP de Abu Dhabi encerra a temporada atual da Fórmula 1. O BandSports exibe a reprise da prova neste domingo, 8, às 21h30.
Veja como ficou a classificação completa para o GP de Abu Dhabi: