Lando Norris deu mais um passo importante rumo ao título inédito da Fórmula 1. Depois de vencer a sprint race sem sustos, o líder do campeonato manteve seu domínio no fim de semana em Interlagos e assegurou a pole position para o Grande Prêmio de São Paulo.
O britânico da McLaren cravou 1min09s511 no Q3 e repetiu o resultado da classificação sprint, quando também havia sido o mais rápido. A primeira fila será idêntica à da sprint, com Kimi Antonelli, da Mercedes, na segunda posição. O novato voltou a se destacar e anotou 1min09s685, ficando à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, com 1min09s805, e Oscar Piastri, da McLaren, com 1min09s886.
Outro estreante que também se deu bem no quali foi Isack Hadjar, quinto colocado com a RB com o tempo de 1min09s931. O francês foi seguido por George Russell, da Mercedes, com 1min09s942, e Liam Lawson, da RB, com 1min09s962.
Oliver Bearman, da Haas, garantiu a oitava posição do grid com a marca de 1min09s977. Pierre Gasly, da Alpine, com 1min10s002, e Nico Hülkenberg, da Sauber, com 1min10s039 completaram o top 10.
A grande surpresa da classificação foi a eliminação de Max Verstappen no Q1. Principal ameaça à dupla da McLaren pelo título, o holandês da Red Bull vai partir apenas da 16ª posição. O resultado, no entanto, até traz boas recordações ao tetracampeão. No ano passado, ele largou em 17º e venceu com uma atuação histórica. Outro nome de destaque que também teve um dia discreto foi Lewis Hamilton, que ficou no Q2 com o 12º tempo com a Ferrari.
Depois do forte acidente que destruiu o carro na sprint race, Gabriel Bortoleto não disputou a classificação. Apesar dos esforços da Sauber para deixar o chassi reserva em condições de ir à pista, o brasileiro ficou sem tempo e vai largar dos boxes.
O GP de São Paulo terá transmissão ao vivo da Band neste domingo, 9, a partir das 14h (horário de Brasília). O BandSports exibe o VT na íntegra a partir das 21h. Confira abaixo o grid completo:






