O britânico Lando Norris venceu as últimas duas etapas da Fórmula 1 (México e Brasil), embalou na competição e é o grande favorito para ficar com o título de forma inédita. O piloto da McLaren, no entanto, tem a concorrência de dois rivais que ainda estão vivos na briga pelo troféu: Oscar Piastri, seu companheiro de equipe, e o tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull.
Norris lidera a classificação com 390 pontos, com Piastri em segundo, somando 366. Já Verstappen aparece na terceira posição, com 341 pontos.
Com apenas três etapas restando para o fim da temporada (Las Vegas, Catar e Abu Dhabi), as perguntas inevitáveis são: Lando ainda pode ser campeão de forma antecipada? E em qual etapa ele poderia faturar o título antes da prova no circuito de Yas Marina?
Ainda há 83 pontos em disputa nas etapas restantes, levando-se em consideração apenas a pontuação concedida ao vencedor das provas e da única sprint race que resta a ser disputada, no fim de semana no Catar. Caso Norris vença em Las Vegas e Piastri não pontue, a diferença entre eles, que hoje é de 24 pontos, passaria a ser de 49. Porém, ainda haveria 58 pontos em disputa nas etapas do Catar e de Abu Dhabi, ou seja, não há como Norris ser campeão já neste fim de semana.
Portanto, Norris conseguiria ser campeão antecipadamente no Catar, penúltima etapa do calendário cujas atividades acontecem entre os próximos dias 28 e 30. O britânico, inclusive, pode faturar o título já na sprint race, a depender de uma série de combinações.
Caso Norris vença o GP de Las Vegas, Piastri não pontue e Verstappen termine em segundo lugar, o piloto britânico chegaria à corrida sprint do Catar precisando abrir apenas mais dois pontos em relação a Piastri para faturar o caneco. Ou seja, bastaria que Lando terminasse a corrida em sétimo lugar.
Calendário
As atividades para o GP de Las Vegas começam já nesta quinta-feira, 20, com cobertura completa do BandSports.
Já entre os dias 28 e 30, a categoria mais importante do automobilismo desembarca no Catar. E a temporada se encerra entre os dias 05 e 07 de dezembro, em Abu Dhabi.






