A frustração da classificação – quando perdeu a pole para a Ferrari – se transformou em vitória, com direito a dobradinha, para a McLaren neste domingo, 3. Mesmo largando em terceiro, Lando Norris não cometeu erros, contou com a boa estratégia do time e venceu o GP da Hungria de Fórmula 1, conseguindo sustentar a posição apesar da pressão de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, que terminou em segundo. George Russell, da Mercedes, completou o pódio em Budapeste.
Eleito o piloto do dia, o brasileiro Gabriel Bortoleto mais uma vez entregou um desempenho consistente e levou a Sauber ao sexto lugar, conquistando a melhor posição de sua carreira em uma prova de F1 e mais oito pontos importantes para a equipe no campeonato.
Charles Leclerc surpreendeu a todos ao conquistar a pole no sábado, 2, mas nem mesmo o posto privilegiado no grid garantiu a primeira vitória da Ferrari na temporada. A equipe foi mal em sua estratégia e o piloto monegasco acabou cruzando a linha de chegada no circuito de Hungaroring em quarto.
Apesar de ter passado o fim de semana com dores nas costas, tendo perdido o TL1 e sendo substituído pelo brasileiro Felipe Drugovich, Fernando Alonso chegou em quinto, à frente do pupilo Bortoleto, que ficou entre os pilotos da Aston Martin, com Lance Stroll terminando em sétimo.
Discreto na prova, Liam Lawson conseguiu um excelente oitavo lugar com a Racing Bulls. O neozelandês foi seguido por Max Verstappen, que dessa vez não conseguiu fazer milagre com a Red Bull e terminou em nono, e Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, que fechou o top 10.
Em um fim de semana realmente para esquecer, Lewis Hamilton – que chegou a se autodenominar “inútil” – largou em 12º não conseguiu esboçar qualquer reação durante a prova, terminando na mesma posição que partiu.
Com o resultado deste domingo, Norris chegou à sua quinta vitória no ano, uma a menos do que Piastri. O australiano continua na liderança do Mundial de Pilotos com 284 pontos, mas viu sua vantagem para o britânico, que agora soma 275, despencar de 16 para nove pontos.
A segunda metade da temporada da Fórmula 1 promete ser quente, e os pilotos da McLaren devem continuar protagonizando a briga pelo título da categoria mais importante do automobilismo. A F1 agora vai para as férias do verão europeu e retorna no último fim de semana de agosto para o GP da Holanda.
Veja como ficou a classificação final da prova na Hungria:






