A paciência foi a grande virtude de Santiago Ramos para vencer a prova principal da Fórmula 3, neste domingo, no autódromo de Ímola, na Itália. O piloto da Van Amersfoort ultrapassou o brasileiro Rafael Câmara, da Trident, a três voltas do fim da prova e cruzou a linha de chegada em primeiro.
A prova começou com bastante ação. Partindo da pole, Câmara foi ultrapassado por Ramos logo na largada, mas o pernambucano retomou a liderança na volta quatro e a manteve até a 19, quando o mexicano partiu para novo ataque e assumiu a ponta rumo à vitória.
Com problemas nos pneus, Câmara também perdeu a segunda posição para o seu companheiro de equipe Noah Stromsted e terminou a corrida em terceiro, seguido por Tuukka Taponen, da Art Grand Prix, e Mari Boya, da Campos Racing.
Vencedor da sprint race no sábado, 17, Tim Tramnitz, da MP Motorsport, terminou em sexto, à frente de seu companheiro de equipe Alessando Giusti, em sétimo, e Roman Bilinski, da Rodin, em oitavo. Nikola Tsolov, da Campos, e Laurens van Hoepen, da Art Grand Prix, completaram o top 10.
Apesar da frustração estampa em seu rosto, Rafael Câmara continua liderando o campeonato. O brasileiro agora soma 73 pontos e tem 21 de vantagem para seu companheiro de equipe Noah Stromsted, que pulou para a segunda posição com 52. Tim Tramnitz está em terceiro com 48, Tuukka Taponen em quarto, com 36, e Santiago Ramos deu um salto com a vitória e agora ocupa o quinto lugar na classificação com 35 pontos.
A Fórmula 3 volta à tela do BandSports a partir da próxima quinta-feira, 22, com as atividades para as provas no circuito de Mônaco.