A reta final da temporada 2025 da Fórmula 1 promete muita tensão e emoções à flor da pele. Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen protagonizam uma disputa tripla pelo título e chegam a Interlagos em busca de uma vitória que pode mudar o rumo da briga pela liderança.
Mesmo sem a definição do campeão neste fim de semana, o circuito paulistano é sinônimo de grandes capítulos na história da F1. Desde que passou a figurar na parte final do calendário a partir de 2004, o GP do Brasil já foi palco de seis decisões de campeonato, entre elas o bi de Fernando Alonso, a consagração de Kimi Raikkonen no último título da Ferrari e o inesquecível título de Lewis Hamilton em 2008.
Relembre abaixo todos os campeões na capital paulista:
2005 – Fernando Alonso
A temporada de 2005 marcou a quebra de uma era na Fórmula 1. Depois de cinco anos de domínio absoluto de Michael Schumacher com a Ferrari, o cenário começou a mudar. O alemão venceu apenas o GP dos Estados Unidos, enquanto Fernando Alonso e Kimi Raikkonen travavam uma disputa intensa pela liderança do campeonato a cada corrida.
Em Interlagos, o equilíbrio chegou ao fim. Com Raikkonen em segundo e Alonso em terceiro na corrida, o espanhol garantiu a vantagem necessária para faturar o título, abrindo 23 pontos de frente (117 a 94) quando ainda restavam duas etapas. Na época, o vencedor levava apenas dez pontos. Nos boxes da Renault, a comemoração veio com provocação: um mecânico exibiu a icônica camiseta com a frase “Schumacher who?” (Quem é Schumacher?, em inglês).
2006 – Fernando Alonso
O então campeão largou de forma fulminante em busca do bicampeonato. Alonso venceu seis das nove primeiras corridas e foi segundo nas outras três, abrindo vantagem confortável na liderança. Mas Schumacher reagiu na segunda metade do campeonato com uma sequência de cinco vitórias em sete provas que reacendeu a disputa.
A definição veio apenas nas etapas finais. No Japão, Alonso voltou ao topo do pódio e freou a arrancada do alemão. Chegando a Interlagos com dez pontos de vantagem, o espanhol precisava apenas administrar. Schumacher, por sua vez, dependia de um milagre: a ordem era vencer e torcer para que o rival não pontuasse. No entanto, o milagre ficou longe de acontecer. Alonso cruzou a linha de chegada em segundo e saiu de São Paulo consagrado como bicampeão mundial.
2007 – Kimi Raikkonen
Alonso iniciou uma nova fase na carreira ao trocar a Renault pela McLaren, chegando como favorito ao tricampeonato em 2007. Porém, encontrou dentro da própria equipe um rival à altura, o então estreante Lewis Hamilton, que surpreendeu o mundo da Fórmula 1 ao desafiar o bicampeão sem receios desde as primeiras corridas.
A rivalidade interna foi tão intensa que abriu espaço para um terceiro protagonista. Kimi Raikkonen, então quarto colocado no Mundial a cinco etapas do fim, iniciou uma reação impressionante com três vitórias e dois pódios nas últimas provas. O desfecho veio em Interlagos, onde o finlandês cruzou a linha de chegada em primeiro, após Felipe Massa, líder da corrida, abrir caminho para o companheiro da Ferrari conquistar o título em uma das viradas mais memoráveis da categoria. Até hoje, essa é a última conquista da Ferrari no Mundial de Pilotos.
2008 – Lewis Hamilton
O primeiro dos sete títulos mundiais de Lewis Hamilton na Fórmula 1 foi conquistado de forma épica em Interlagos. O britânico chegou a São Paulo com sete pontos de vantagem sobre Felipe Massa, que dependia de uma combinação improvável de resultados para conquistar o título diante de sua torcida. E, por alguns instantes, o sonho parecia real.
Massa fez sua parte com perfeição ao dominar a corrida e vencer com autoridade, alcançando 97 pontos. Quando o brasileiro cruzou a linha de chegada, Hamilton era apenas o sexto, resultado que daria o título ao brasileiro. Mas, nas últimas curvas, o inglês ultrapassou Timo Glock e garantiu o quinto lugar, somando 98 pontos e levando o campeonato por apenas um ponto de diferença.
2009 – Jenson Button
A temporada de 2009 começou como um conto de fadas improvável na F1. Após “herdar” a estrutura da Honda, a recém-criada Brawn GP surpreendeu o mundo com um carro dominante liderado por Jenson Button. Ele venceu seis das sete primeiras corridas, somando ainda um terceiro lugar na China. Enquanto isso, Rubens Barrichello, companheiro de Button, e Sebastian Vettel, com a Red Bull, travavam uma disputa à parte pelo vice-campeonato.
O domínio da equipe começou a se desgastar na segunda metade do ano. Nas últimas nove etapas, Button subiu ao pódio apenas uma vez e viu os rivais se aproximarem. Ainda assim, a vantagem construída no início foi decisiva. Em Interlagos, bastou um quinto lugar para o britânico garantir o inédito título mundial.
2012 – Sebastian Vettel
Depois de cinco temporadas consecutivas coroando o campeão, Interlagos voltou a ser palco da “final” apenas em 2012. Em um ano protagonizado por Sebastian Vettel e Fernando Alonso, o alemão da Red Bull cresceu na reta decisiva com quatro vitórias seguidas e celebrou o tri em São Paulo mesmo com um modesto sexto lugar. O espanhol cruzou a linha de chegada em segundo e ficou muito perto do título, terminando o campeonato apenas três pontos atrás de Vettel.
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