O Palmeiras continua aguardando uma resposta positiva do Barcelona para concluir a compra de 80% do passe do atacante Vitor Roque por 25 milhões de euros (cerca de R$ 150 milhões).
O clube catalão está em contato com a Fifa e a Uefa para conseguir respaldo jurídico para destravar a negociação com a LaLiga, que na tarde de segunda-feira, 24, bloqueou a saída do jogador.
A alegação da entidade que comanda o Campeonato Espanhol é que para realizar tal operação Vitor Roque teria que encerrar o seu vínculo de empréstimo com o Real Bétis e voltar à lista de inscritos do Barcelona, algo que não é permitido neste momento, pois a janela de transferências no país ibérico está fechada.
Porém, o Barça se baseia na regra da Fifa chamada Technical Transfer, que permite um clube encerrar o empréstimo de um jogador e encaminhá-lo para outra agremiação, caso a janela de transferências desse terceiro país esteja aberta.
O Barcelona, por sinal, está se apoiando em uma negociação feita pelo próprio Palmeiras para conseguir esse respaldo jurídico com a Fifa.
Em agosto de 2023, o Alviverde emprestou o meio-campista Pedro Lima para o Norwich, da Inglaterra. Em junho de 2024, o clube paulista encerrou esse contrato de empréstimo e, mesmo com a janela brasileira fechada, repassou o jogador para o NK Osijek, da Croácia, pois a janela croata estava aberta para negociações naquele momento.
Em compasso de espera, a diretoria palmeirense tem boas expectativas para receber uma resposta positiva do Barcelona ainda nesta terça, lembrando que a janela brasileira se encerra na sexta, 28.
Se Vitor Roque não for liberado nesta semana para viajar ao Brasil, o Palmeiras seguirá com seu acordo com o Barcelona e vai fechar a contratação do atacante para a próxima janela de transferências, que começa em 1° de junho.
*Com Rádio Bandeirantes