O técnico Aleksander Petrovic definiu a lista de 13 convocados para a Seleção Brasileira masculina de basquete que irá disputar a janela de novembro das Eliminatórias da AmeriCup, nos próximos dias 21 e 24, no Ginásio Manguerinho, em Belém, no Pará. O treinador croata optou por renovar a equipe que competiu na Olimpíada de Paris-2024, quando o Brasil parou nas quartas de final. Entre os novatos, estão revelações como Nathan Mariano, de apenas 16 anos, e Zu Júnior, ambos do Sesi Franca-SP, e Mathias Alessanco, do Betis/Espanha. Petrovic já antecipara uma pré-lista de convocados na semana passada.
“Esta lista é formada por atletas experientes que estiveram nos Jogos Olímpicos, por atletas que treinaram antes do Pré-Olímpico e Paris-2024 e também [por atletas] jovens, para mostrar o processo de renovação que deve começar para encontrarmos novas caras para [os Jogos de] Los Angeles e depois. Não posso contar com todos da Europa, como Yago, e Leo Meindl, que está no Japão, e irá descansar nesta janela, e Benite, que irá descansar também, mas é importante ter essa mescla que pode conseguir os resultados e iniciar um processo de inserção de novos valores para o futuro”, explicou Petrovic.
Os 13 convocados se apresentarão no próximo dia 18 em Belém. O primeiro duelo será contra o Uruguai, na quinta-feira, 21, às 20h (horário de Brasília) e, três dias depois, o Brasil encara o Panamá, no mesmo horário.
O apoio da torcida em Belém pode ajudar a seleção a garantir a classificação antecipada para a fase principal da AmeriCup, programada para agosto de 2025, na Nicarágua. A seleção lidera o Grupo B, que tem ainda Paraguai, Uruguai e Panamá. Em fevereiro, o Brasil somou duas vitórias contra o Paraguai, dentro e fora de casa. A terceira e última janela das Eliminatórias ocorrerá em fevereiro do ano que vem.
Ao todo, 16 equipes, divididas em quatro chaves, lutam por 12 vagas na AmeriCup 2025. Os três primeiros colocados em cada grupo se classificam para o torneio continental. A distribuição das demais seleções está assim: Grupo A: Venezuela, Argentina, Chile e Colômbia; Grupo C: Canadá, República Dominicana, México e Nicarágua; e Grupo D: Porto Rico, Estados Unidos, Cuba e Bahamas.
*Com Agência Brasil