Phelps critica gestão da natação dos EUA: "Precisamos de uma mudança sistêmica" - Portal
  • MENU
    • Automobilismo
    • Futebol
    • LNF
    • Notícias
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO
Portal
No Result
View All Result
Portal
No Result
View All Result
Inicio Em Alta

Phelps critica gestão da natação dos EUA: “Precisamos de uma mudança sistêmica”

porRedação BandSports
agosto 16, 2025
in Em Alta, Notícias
Phelps critica gestão da natação dos EUA: “Precisamos de uma mudança sistêmica”

Lenda da natação classificou a organização como “fraca” e defendeu reformas profundas | Crédito: Instagram/Michael Phelps

Maior medalhista olímpico de todos os tempos, Michael Phelps voltou a disparar contra a direção da USA Swimming, entidade que administra a natação nos Estados Unidos. O ex-nadador, dono de 28 medalhas em Jogos Olímpicos, publicou uma carta aberta na qual classifica a organização como “fraca” e defende reformas profundas.

As críticas mais recentes dão continuidade a um protesto iniciado no começo do mês, durante o Campeonato Mundial, quando Phelps publicou uma imagem de uma lápide com o nome da entidade. Desta vez, a lenda da natação deixou claro que seu alvo não são os atletas, mas sim a estrutura de gestão.

“Minhas críticas não são de forma alguma dirigidas aos atletas – sei o quanto trabalham duro e como se sentem honrados em representar a seleção americana. Minha crítica é sobre o sistema, sua liderança e como ele está falhando. Sempre houve falhas no sistema, mas nos últimos nove anos, vi essas falhas aumentarem”, destacou.

“Controles operacionais deficientes e liderança fraca são a base dos problemas do esporte”, continuou Phelps. “Não tenho todas as respostas, mas sei de uma coisa: precisamos de responsabilidade. Precisamos de transparência. Precisamos das vozes dos atletas no centro, não nas margens. Precisamos de uma mudança sistêmica”.

Phelps também revelou que a situação atual da modalidade no país o faz hesitar sobre permitir que os quatro filhos sigam seus passos no esporte.

“Como pai de quatro meninos, me dói dizer que não tenho certeza se gostaria que meus filhos participassem desse esporte em nível competitivo. Sim, a natação mudou minha vida, mas também causa muita dor de cabeça, e seu estado atual me deixa triste e com raiva. Quero ver esse esporte florescer e quero fazer parte da solução. Sempre disse que queria mudar a natação nos EUA e esse sentimento ainda é verdadeiro”, afirmou.

Confira abaixo a carta completa:

Embora eu tenha enfrentado resistência, a partir da publicação que compartilhei na semana passada, a maioria dos comentários que ouvi ecoa meus sentimentos sobre os desafios que a USA Swimming enfrenta atualmente. E embora alguns de vocês possam não concordar com minha percepção, fico feliz que este discurso esteja forçando uma discussão mais ampla.

Agora é a hora.

Primeiro, devo deixar claro que tenho o maior respeito pelos nadadores americanos que competiram no Campeonato Mundial. Minha crítica não é de forma alguma direcionada a eles. Eu sei o quanto eles trabalham duro e como se sentem honrados em representar o país. Minha crítica é sobre o sistema, sua liderança e como ele está falhando.

Sempre houve problemas no sistema, mas nos últimos nove anos, vi essas questões crescerem. Em 2016, tive a honra de fazer parte de uma equipe de natação dos EUA no Rio que foi indiscutivelmente a mais bem-sucedida da história do esporte e conquistamos 57% das medalhas que tivemos a oportunidade de ganhar. Oito anos depois, em Paris, a equipe dos EUA conquistou apenas 44% das medalhas que teve a oportunidade de ganhar na piscina, a menor porcentagem que o esporte já havia visto desde as Olimpíadas de 1988.

Eu me perguntei o que mudou em nosso esporte e a resposta é clara… isso não é culpa dos atletas, que continuam a fazer o melhor que podem com o que receberam. É culpa da liderança da USA Swimming. Uma liderança ruim.

Passei a maior parte da minha vida dentro de um sistema que deveria apoiar os atletas. Dei tudo de mim, mas muitas vezes senti que minha voz não era ouvida. Disseram-me para ser grato pela chance de competir e que era mais importante ficar quieto e manter a paz.

Eu me manifestei no início deste ano, quando enviei uma carta à USA Swimming. Ela também foi compartilhada com o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos. Ela abordava muitas das minhas frustrações com o estado atual do esporte e foi assinada e apoiada por ex-medalhistas olímpicos, recordistas mundiais, membros da comunidade de treinadores e membros atuais e antigos da equipe da USA Swimming.

Aquela carta pareceu entrar por um ouvido e sair pelo outro. Ninguém quer realmente falar sobre o quão falida a USA Swimming se tornou.

Mas, se não falarmos sobre isso, não será consertado.

O dinheiro é um fator. Mas controles operacionais deficientes e liderança fraca são a base dos problemas do esporte.

Já vi muitos companheiros de equipe lutarem para competir em um esporte que amam sem o apoio de que precisam. Também vi o esporte lutar para retornar seu número de membros aos níveis pré-pandemia, e cansei de fingir que esse sistema funciona só porque produz medalhas.

Para mim, a natação sempre foi mais do que apenas medalhas. Deveria ser um ambiente que forma campeões dentro e fora da piscina.

Como pai de quatro meninos, me dói dizer que não tenho certeza se gostaria que meus filhos participassem desse esporte em nível competitivo. Sim, a natação mudou minha vida, mas também causa muita dor de cabeça, e seu estado atual me deixa triste e com raiva.

Quero ver esse esporte florescer e quero fazer parte da solução. Sempre disse que queria mudar a natação nos EUA e esse sentimento ainda é verdadeiro.

Eu ainda me importo e não estou pronto para desistir.

Não tenho todas as respostas, mas sei de uma coisa: precisamos de responsabilidade. Precisamos de transparência. Precisamos das vozes dos atletas no centro, não nas margens. Precisamos de uma mudança sistêmica.

Gostaria de encorajar aqueles que estão no nosso esporte e todos aqueles que se importam com o futuro do nosso esporte a compartilharem suas ideias também. O que você acha da situação da natação no nosso país hoje? O esporte continuou a evoluir e, se não, o que pode ser feito para levá-lo ao futuro? Gostaria muito de receber feedback aberto e honesto de outras pessoas.

Como primeiro passo, proponho os seguintes passos ao Conselho Administrativo da USA Swimming e à equipe da USA Swimming:

Encomendar uma revisão independente do Conselho Administrativo da USA Swimming e de sua organização como um todo. Garantir total transparência nesse processo.

Simplificar os serviços aos atletas e desenvolver uma maneira proativa, priorizando o atleta, de apoiar os atletas que competem no esporte. Embora a USA Swimming e o USOPC forneçam alguns recursos aos atletas, é necessário encontrar uma maneira melhor de trabalhar diretamente com eles para implementar o que está disponível.

Concentrar-me no fortalecimento da base do esporte, revertendo o declínio de membros causado pela pandemia e, ao mesmo tempo, desenvolvendo novas maneiras de promover crescimento adicional.

Ofereço meus serviços como um recurso nessas etapas iniciais propostas e espero que a comunidade da USA Swimming aceite minha oferta.

Minha porta está aberta e há trabalho a ser feito.

Atenciosamente,

Michael Phelps.

Tags: esportesJogos OlímpicosMichael PhelpsnataçãoPhelpsUSA Swimming

LEIA TAMBÉM

Brasil vence Coreia do Sul e é tricampeão da Copa do Mundo de Taekwondo por Equipes em Wuxi
Notícias

Brasil vence Coreia do Sul e é tricampeão da Copa do Mundo de Taekwondo por Equipes em Wuxi

O taekwondo brasileiro não se cansa de fazer história em 2025. Desta vez, a conquista foi do tricampeonato consecutivo da Copa do Mundo por Equipes, ainda em Wuxi, na China, palco do Mundial histórico no final de outubro. Com a...

Ler Mais
Estêvão e Endrick entram no top 10 de jogadores jovens mais valiosos do mundo
Em Alta

Estêvão e Endrick entram no top 10 de jogadores jovens mais valiosos do mundo

Os brasileiros Estêvão e Endrick estão entre os dez jogadores mais valiosos do mundo com até 20 anos na lista nesta quinta-feira, 6, pelo Observatório de Futebol (CIES Football, em inglês). O topo é ocupado por Lamine Yamal, do Barcelona, avaliado em 349,6...

Ler Mais
Luisa Stefani avança à semifinal inédita de duplas no WTA Finals
Em Alta

Luisa Stefani avança à semifinal inédita de duplas no WTA Finals

A brasileira Luisa Stefani e a húngara Timea Babos carimbaram a vaga para a semifinal do WTA Finals na manhã desta quinta-feira, 6. Elas bateram, de virada, a dupla formada pela canadense Gabriela Dabrowski (ex-parceira de Luisa) e a neozelandesa...

Ler Mais
Inter Miami anuncia renovação de contrato com Lionel Messi: “Ele está em casa”
Em Alta

Galatasaray tenta contratação de Messi por empréstimo durante pausa da MLS

O Galatasaray, da Turquia, planeja um movimento ousado no mercado e sonha reforçar seu elenco com Lionel Messi por empréstimo de quatro meses. De acordo com o jornal turco FotoMaç, o clube inclusive estaria disposto a bancar integralmente o salário...

Ler Mais
Hugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam com vitória no individual do WTT de Frankfurt
Notícias

Hugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam com vitória no individual do WTT de Frankfurt

Os brasileiros Hugo Calderano e Bruna Takahashi estrearam com vitória na categoria individual do WTT Champions de Frankfurt, da Alemanha, na manhã desta quarta-feira, 5. Após a queda precoce no WTT de Montpellier, da França, Hugo se recuperou no torneio alemão e despachou o sul-coreano Jang Woo-Jin por 3 sets a 1. Já Bruna, que foi...

Ler Mais
COB apresenta primeira coleção em parceria com Adidas para Milão-Cortina
Notícias

COB apresenta primeira coleção em parceria com Adidas para Milão-Cortina

A retomada da parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Adidas apresentou nesta terça-feira, 4, um aperitivo do que vem aí. A fornecedora de material esportivo revelou as primeiras peças que o Time Brasil vestirá nos Jogos...

Ler Mais
Portal

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.

Navegação

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Faça parte da Equipe
  • Fale Conosco

Siga-Nos

No Result
View All Result
  • MENU
    • Automobilismo
    • Futebol
    • LNF
    • Notícias
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.