Oscar Piastri segue firme na liderança da Fórmula 1. O australiano dominou o GP da Espanha neste domingo, 1º, e conquistou sua quinta vitórias em nova etapas na temporada 2025.
Em uma prova agitada nas voltas finais após a saída do safety car, Lando Norris completou a dobradinha da McLaren, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari, que assumiu a terceira posição com uma ultrapassagem sobre Max Verstappen na relargada. Com pneus duros na reta decisiva da prova após uma estratégia ousada de três paradas, Verstappen também foi superado por George Russell, da Mercedes, e cruzou a linha de chegada penas em quinto. No entanto, ele foi punido com dez segundos por jogar o carro em cima do britânico e caiu para o décimo lugar.
Nico Hülkenberg, da Sauber, fez uma grande prova ao escalar o pelotão herdou a quinta colocação, seguido por Lewis Hamilton, da Ferrari, e Isack Hadjar, da RB. Pierre Gasly, da Alpine, e o anfitrião Fernando Alonso, da Aston Martin, completaram a zona de pontuação no Circuito da Catalunha.
Gabriel Bortoleto conseguiu sua melhor posição na temporada com o 12º lugar, mesma posição em que largou. O resultado até poderia ter sido melhor não fosse a estratégia da Sauber de mantê-lo na pista por um longo período com pneus macios no começo da prova.
Com o triunfo em Barcelona, Piastri ampliou para dez pontos a vantagem sobre Norris na classificação do Mundial de Pilotos. O australiano chegou a 186 pontos contra 176 do companheiro de equipe. Verstappen se descolou dos líderes e aparece em terceiro com 137.
As emoções da F1 retornam nos dias 13, 14 e 15 de junho com o GP do Canadá. O BandSports transmite ao vivo os treinos livres e a classificação em Montreal.