Oscar Piastri levou a melhor na disputa contra Charles Leclerc e conquistou uma grande vitória no Grande Prêmio do Azerbaijão da Fórmula 1. O piloto da McLaren superou o pole position na volta 20 e segurou com maestria a pressão do piloto monegasco até a bandeira quadriculada na 51ª volta.
O resultado manteve a sina de Leclerc no circuito de Baku. Esse foi o quarto ano consecutivo que ele garantiu a pole position e ficou sem a vitória. George Russell, da Mercedes, ganhou um “presente” e completou o pódio após o acidente envolvendo e Sergio Pérez, da Red Bull, e Carlos Sainz, a Ferrari, na penúltima volta. Eles batalhavam pela terceira posição quando uma forte colisão tirou ambos da disputa.
Lando Norris, da McLaren fez uma grande prova de recuperação após largar em 17º e cruzou a linha de chegada na quarta posição. Ele superou nas voltas finais Max Verstappen, da Red Bull, seu concorrente direto na briga pelo título. Fernando Alonso, da Aston Martin, encerrou a corrida na sexta posição.
A Williams se destacou em Baku com Alex Albon e Franco Colapinto em sétimo e oitavo, respectivamente. Lewis Hamilton, da Mercedes, e Oliver Bearman, da Haas, completaram o top 10.
Com o resultado no Azerbaijão, Norris conseguiu tirar mais três pontos em relação a Verstappen, que agora lidera com 59 pontos de vantagem. Já o Mundial de Construtores tem um novo líder. A McLaren chegou a 476 pontos e deixou para trás a Red Bull, que tem 456.
As emoções da F1 retornam já na próxima sexta-feira, 20, com o início das atividades para o GP de Singapura. O Bandsports ao vivo os treinos livres e a classificação.