Oscar Piastri, da McLaren, diminuiu a vantagem para o líder do Mundial de Pilotos, Lando Norris, ao vencer a sprint race do GP do Catar de Fórmula 1, neste sábado, 29. O australiano dominou a corrida de ponta a ponta e terminou em primeiro lugar sem dificuldades.
O pódio foi completado por Geroge Russell, da Mercedes, e Lando Norris, da McLaren.
Com o resultado, Piastri tirou dois pontos em relação à vantagem de Norris na classificação geral. Agora, o britânico soma 396 pontos, contra 374 do australiano, ou seja, 22 pontos, com ainda 50 pontos em disputa.
A corrida
Em uma largada limpa, Piastri foi bem e se manteve na ponta, seguido de perto por Russell e Norris. Já Max Verstappen, que largou em sexto, ultrapassou Yuki Tsunoda e Fernando Alonso e assumiu a quarta posição.
Embalado pelo bom início de prova, o piloto holandês da Red Bull atacou Norris, mas o britânico da McLaren se segurou e se manteve em terceiro. Pouco depois, Verstappen perdeu fôlego e não conseguiu mais alcançar o líder do campeonato.
Piastri, por sua vez, não foi ameaçado em nenhum momento, liderou o circuito de ponta a ponta com tranquilidade e cruzou a linha de chegada em primeiro, se mantendo vivo na briga pelo título.
Russell fechou em segundo e o pódio foi completado por Norris. Verstappen se manteve em quarto e foi seguido por seu companheiro de equipe, Tsunoda, que ficou em quinto. O sexto lugar foi para Kimi Antonelli, da Mercedes. O top-8 foi completado por Alonso, da Aston Martin, e Carlos Sainz, da Williams.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, largou em 13º, conseguiu ganhar duas posições e fechou a prova em 11º.
Já Charles Leclerc, da Ferrari, não teve uma boa performance e, após largar em nono, acabou terminando em 13º. Seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, cruzou a linha de chegada em 17º.
Os pilotos voltam à pista logo mais a partir das 14h30, com transmissão do BandSports, para a classificação da corrida principal deste domingo, 30.






