Robert Kubica foi celebrado pelo mundo do automobilismo após conquistar a vitória nas 24 Horas de Le Mans no último fim de semana. O piloto polonês liderou o trio ao lado de Phil Hanson e Yifei Ye e foi o responsável por completar as últimas voltas com o AF Corse #83 na prova mais importante do Mundial de Endurance (WEC).
O ex-piloto da Fórmula 1 recebeu elogios de nomes do atual grid como Fernando Alonso, que triunfou em Le Mans em 2018 e 2019 e já comentou que o polonês foi o melhor piloto que já enfrentou. “Bravo, Robert”, publicou o espanhol nas redes sociais.
Outro que comemorou a conquista de Kubica foi George Russell. “Parabéns, amigo, por vencer Le Mans, estou muito feliz por você!”, escreveu o britânico da Mercedes, que foi companheiro de equipe de Kubica na Williams quando o polonês tentou retornar à F1 em 2019, após seu grave acidente de rali.
O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, também fez questão de enaltecer a conquista de Kubica. Ele conhece conhece o piloto da época em que estavam juntos na Alfa Romeo, quando Kubica era reserva da equipe, e não poupou elogios ao amigo.
“Tenho uma relação próxima com Robert, ele ficou comigo alguns anos na Alfa Romeo e antes na Fórmula Renault de F3”, explicou Vasseur. “Para mim, ele é um extraterrestre. O que ele está fazendo é incrível, e vencer em Le Mans nessa situação e ser o líder do carro, é algo que eu não consigo imaginar”.
“Estou muito, muito feliz por Robert. Ele teve uma carreira caótica no automobilismo, e quando você vê o nível de esforço que ele dedicou à sua carreira, fico muito, muito feliz por ele ter alcançado esse tipo de resultado”, finalizou.
A vitória do AF Corse #83 manteve o domínio da Ferrari em Le Mans. Esse foi o terceiro triunfo consecutivo da equipe italiana na lendária prova realizada no circuito de Le Sarthe.