Em vídeo institucional divulgado à imprensa, o São Paulo se manifestou, através do presidente Júlio Casares, sugerindo novas medidas e protocolos sobre o uso do VAR no Brasil, após se sentir prejudicado pela arbitragem no clássico contra o Palmeiras.
O clube pede que o áudio dos diálogos entre o VAR e a arbitragem de campo sejam disponibilizados em súmula após cada partida. Atualmente, os áudios só são revelados em lances em que o árbitro é chamado para revisar a jogada.
“É o momento de ser firme. Eu apoiei o presidente [da CBF, Samir Xaud] e apoio por sua juventude, é uma pessoa bem intencionada, mas existe um protocolo de não ceder os áudios quando o VAR não chamar o árbitro de campo para o monitor. Presidente, vamos quebrar o protocolo. Precisamos do áudio para imaginar o que aconteceu”, disse Casares.
Outra sugestão é a implementação do desafio de vídeo, que poderia ser solicitado pelos treinadores ao longo da partida. Cada treinador poderia ter um número determinado de pedidos por jogo para as decisões da arbitragem.
A CBF afastou o árbitro Ramon Abatti Abel e o VAR Ilbert Estevam, poucas horas após o duelo no Morumbi.
*Com Rádio Bandeirantes






