A cidade de Curitiba, no Paraná, será palco do primeiro evento do calendário nacional da canoagem paralímpica em 2025. Entre os dias 8 e 9 de março, o Parque Náutico do Iguaçu sediará as disputas da primeira etapa da Copa Brasil da modalidade, com expectativa de participação de 100 atletas.
A competição é fundamental para a definição do ranking nacional e servirá como classificatória para a Copa do Mundo de canoagem, que será́ realizada em maio, na Polônia. A competição terá́ disputas nas classes KL1, KL2 e KL3 e VL1, VL2 e VL3, além das provas da categoria tetra e da canoagem DI (atletas com deficiência competindo ao lado de atletas sem deficiência).
Todas as provas serão realizadas na distância de 200m, com exceção das categorias tetra, que competem nos 100m.
O paranaense Igor Tofalini, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 na prova da classe VL2 (atletas que usam tronco e braços na remada com canoa), falou da expectativa para a disputa.
“Expectativa alta. Eu estou me preparando aqui em Londrina com o professor Gelson [Moreira Souza]. Temos uma estrutura muito boa. Queremos chegar e fazer uma excelente prova na busca pelo ouro”, disse Igor.
“Claro que o foco este ano é a Copa do Mundo. Nesta disputa nacional, vamos ver como está nossa preparação e no que temos que melhorar; se vamos chegar bem ou na disputa ou se vai estar faltando algo. Para quem conquistou medalha em Paris, será́ um parâmetro para vermos como está a preparação”, salientou o atleta.
A programação oficial do evento inclui a classificação funcional em 6 e 7 de março, além da reunião técnica obrigatória, marcada para o dia 7. As provas eliminatórias e semifinais ocorrem no sábado, 8, e as grandes finais estão previstas para o domingo, 9. A lista prévia de largada será́ publicada no site da CBCa no dia 5 de março.
*Com Comitê Paralímpico Brasileiro