A semana de estreia de Lewis Hamilton como piloto da Ferrari não para de repercutir e já está gerando retorno financeiro ao time de Maranello e seus patrocinadores. Desde a última segunda-feira, 20, o piloto atraiu todos os holofotes ao desembarcar na Itália e iniciar sua trajetória na escuderia mais icônica do automobilismo mundial.
Tanto a Ferrari quanto Hamilton têm divulgado diversas fotos e vídeos desde o momento da chegada à fábrica da equipe, em Maranello, e uma das publicações chamou a atenção pelo tamanho do alcance. A primeira foto de Hamilton vestindo o macacão vermelho, divulgada na terça-feira, 21, atingiu mais de 12 milhões de usuários no X (antigo Twitter) e teve mais de oito milhões de interações.
A empresa de análise esportiva Sponsorlytix mostrou como essas impressões impactaram os patrocinadores da equipe e calculou o valor gerado para cada marca. O estudo com uso da inteligência artificial concluiu que o post rendeu US$ 62 mil (R$ 368,8 mil) para o patrocinador principal, a HP, US$ 50 mil (R$ 296,9 mil) para a própria Ferrari, enquanto patrocinadores como Shell, IBM, VGW, Ceva e PUMA faturaram pouco mais de US$ 40 mil (R$ 237,5 mil). O valor total chegou a US$ 412 mil (R$ 2,4 milhões).
“Cada colocação de logotipo no kit de Lewis agrega um valor incrível, mostrando a sinergia entre a presença dos atletas nas mídias sociais e os patrocinadores da equipe”, disse a Sponsorlytix.
Os números foram gerados a partir de uma única postagem, apenas algumas horas depois de Hamilton publicá-la nas redes e cerca de dois meses antes do início oficial da temporada da F1. Fatores que mostram a dimensão do aspecto comercial da contratação do heptacampeão mundial.
Veja abaixo a análise completa da Sponsorlytix:
