Há exatos 20 anos, o jovem argentino Lionel Messi, ainda em início de carreira, atingia um importante marco em sua carreira, ao conquistar seu primeiro título oficial como profissional do Barcelona. No dia 14 de maio de 2005, o clube catalão garantiu a conquista do Campeonato Espanhol ao empatar com o Levante, a duas rodadas para o fim da competição.
Messi, ainda com 17 anos, mesmo sem estar presente na partida decisiva, fez parte do elenco da conquista. O argentino esteve em campo em sete jogos, e no duelo contra o Albacete, pela 34ª rodada, marcou o primeiro gol pela equipe principal do Barcelona, fazendo o segundo do time na vitória por 2 a 0.
Naquela edição, o elenco comandado por Frank Rijkaard quebrou um jejum de seis temporadas sem títulos nacionais e iniciava um dos ciclos mais vitoriosos da história do clube catalão. A campanha no campeonato nacional terminou com 84 pontos conquistados, 25 vitórias, nove empates e quatro derrotas. O elenco era composto por estrelas como Ronaldinho Gaúcho, o meia brasileiro e naturalizado português Deco e o atacante camaronês Samuel Eto’o, que também formavam a base da conquista da Liga dos Campeões na temporada seguinte.
Outros nomes que faziam parte do grupo e que posteriormente também marcaram época ao lado de Messi eram o goleiro Víctor Valdés, o zagueiro Carles Puyol e os meias Andrés Iniesta e Xavi Hernández. No caso do atacante argentino, aquela foi a sua primeira temporada como jogador do time principal do Barcelona. Mesmo que ainda pouco utilizado, foi o marco inicial de sua trajetória como profissional.
Antes de tornar-se o maior ídolo do Barça, Messi ainda fez dupla de sucesso com Ronaldinho Gaúcho, que é considerado seu mentor no clube. Juntos, ainda conquistaram outro título Espanhol e duas Supercopas da Espanha.
Após 17 temporadas no Barcelona, Messi ainda é o jogador com mais partidas com a camisa blaugrana, 778 no total, e detém o recorde de gols por uma única equipe: 672. O argentino permaneceu no clube por quase toda a carreira e anunciou sua saída em 2021, rumo ao PSG.
Volta às Américas
Em nova etapa na carreira, o craque argentino assinou com o Inter Miami em junho de 2023, meses após a conquista do título mundial no Catar, em 2022. Após ganhar o mundo e construir carreira sólida na Europa, o craque decidiu explorar a imagem também no continente norte-americano, tendo em vista a possibilidade de novos negócios. Além dos altos vencimentos, a proposta que seduziu o argentino incluía desde participação nos lucros à possibilidade de receber prioridade para ser acionista do clube no futuro.
Na mesma linha, buscando explorar também o mercado latino, o argentino lançou uma experiência imersiva para que os fãs pudessem vivenciar sua carreira de perto. Intitulada The Messi Experience – A Dream Come True, a exposição já passou por cidades como Los Angeles, Miami, Buenos Aires, Santo Domingo, San Juan e atualmente está no Brasil, em São Paulo. A jornada imersiva é composta por diversas instalações temáticas que combinam projeções em 360 graus, interatividade e tecnologias de ponta, que possibilitam que os fãs interajam com Messi e até mesmo treinem como ele.






