Criticado ao longo da temporada por seu comportamento nem sempre considerado leal dentro das pistas, Max Verstappen usou a sua já conhecida língua afiada para rebater os detratores.
“Eles não têm a mentalidade de campeão mundial. Eu sempre irei ao limite para tirar o máximo de cada corrida e se eu tiver que forçar, então é assim que acontece. Às vezes você tem que cruzar uma linha”, afirmou o tetracampeão ao canal holandês Viaplay, que transmite a Fórmula 1 no país.
“Então, como eu disse, sempre farei de tudo para obter o resultado máximo para um campeonato. E, claro, às vezes você tem que ir até o limite ou passar dele e nem todo mundo tem essa mentalidade”, acrescentou o piloto da Red Bull.
A fala de Verstappen tinha endereço certo: a McLaren, que acabou conquistando o mundial de construtores e viu Lando Norris rivalizar com o holandês em algumas corridas e até sonhar com o título da F1, após uma melhora sensível de desempenho a partir da metade da temporada.
Lando e a equipe de Woking foram os principais críticos ao estilo de pilotagem do tetracampeão, após o piloto britânico ter disputas tensas com Max em algumas corridas. O ápice foi no GP do México, quando Verstappen forçou Norris para fora da pista e levou uma punição de dez segundos por isso.
Após dominar o início da temporada, o holandês viu a McLaren se aproximar, e mostrou, como de costume, que não iria entregar os pontos de bandeja. Com o troféu da temporada nas mãos, Verstappen reconheceu o avanço dos rivais, mas não perdeu a oportunidade de também alfinetá-los.
“Eles tiveram um carro ótimo este ano. Mas acho que também está claro que eles ainda tinham muito a aprender, por assim dizer, para realmente competir constantemente, é claro que eles se saíram bem no campeonato de construtores, mas poderiam ter se preparado muito melhor para o campeonato de pilotos”, avaliou Max, que terminou o ano com 437 pontos na classificação final, 63 a mais que Lando, que foi vice com 374.
A temporada 2025 da Fórmula 1 começa oficialmente com o GP da Austrália, no dia 16 de março, e todas as atividades terão cobertura completa do BandSports.