Gabriel Bortoleto está pronto para honrar a tradição do automobilismo brasileiro da Fórmula 1. Após ser confirmado pela Sauber/Audi com um contrato de “múltiplos anos”, o piloto de apenas 20 anos revelou que se inspira em Ayrton Senna e prometeu mostrar muita dedicação na categoria máxima do automobilismo a partir de 2025.
“É uma categoria bem mais complicada do que F-2 e F-3, não temos como saber como vamos acabar o campeonato. Tem muitas atualizações ao longo da temporada. Mas quero mostrar garra, dedicação, vontade de ganhar, vontade de fazer acontecer, isso é muito típico do brasileiro”, disse o brasileiro em entrevista coletiva.
“Você mostra o seu valor ao fazer uma ultrapassagem bonita, faz um treino legal, faz coisas interessantes na chuva, mostra realmente que você é uma pessoa diferenciada. Acho que é isso que define o brasileiro e é assim que eu me defino. Sou uma pessoa que tento me inspirar no Ayrton Senna e é algo que eu tenho muita vontade de me tornar cada vez mais”, completou.
Bortoleto teve uma ascensão meteórica na carreira. Ele foi campeão da Fórmula 3 em sua temporada de estreia em 2023 e está perto de faturar o título da Fórmula 2 este ano. O piloto da Invicta Racing está na liderança da tabela restando apenas duas etapas para o fim do campeonato.
A chegada de Bortoleto ao grid da F1 coloca um ponto final no jejum do Brasil na categoria. O último piloto titular do país havia sido Felipe Massa, que deixou a Williams em 2017. Bortoleto sabe que o anúncio vai gerar muita expectativa da torcida e por isso pediu paciência.
“Acredito que a torcida tem uma noção da situação que estamos passando agora. E eu espero que todos nos apoiem e peço paciência assim como eu vou ter paciência no meu próprio crescimento. Para quem conhece a minha carreira sabe que eu não tive anos fáceis no meu começo, tanto no kart quanto nas fórmulas. Mas tive a paciência de esperar para quando tivesse o carro, pudesse entregar os resultados.”