A Fórmula 3 vai voltar a contar com um brasileiro na próxima temporada. Na manhã desta terça-feira, 8, Rafa Câmara, integrante da Academia de Pilotos da Ferrari, foi anunciado pela equipe Trident para a disputa da categoria em 2025. O anúncio aconteceu dias depois de Rafa ser campeão da FRECA deste ano.
Rafa já vai participar de testes de pós-temporada da F3 nesta terça e quarta-feira, 9, no circuito de Jerez, na Espanha, e terá suas primeiras atividades oficiais com a equipe e com o carro da categoria. A Trident é uma das equipes mais fortes do grid, e venceu os últimos dois campeonatos de pilotos: em 2023 com Gabriel Bortoleto, e neste ano com Leonardo Fornaroli.
“Estou muito feliz por me juntar à Trident, é uma equipe excelente e é muito bom fazer parte dela. Mal posso esperar para começar a trabalhar com todos e ver o que podemos conseguir juntos. As expectativas são altas, acho que no próximo ano certamente teremos como meta lutar pelo campeonato. Sei que não será fácil e que ainda precisamos trabalhar muito, pois não se trata apenas de um carro novo, mas também de uma equipe nova, então tudo será novo para mim”, disse Câmara.
“Eu sempre quero vencer, mas vamos trabalhar para fazer o melhor que podemos. Minha meta é estar preparado para o início da temporada, fazer um bom trabalho com a equipe e dar o melhor de mim, sempre, e estar no topo com a Trident”, completa o piloto, que ainda terá mais uma etapa da FRECA, no final de outubro, antes de voltar suas atenções totalmente à F3.
Quem rasgou elogios ao brasileiro foi Giacomo Ricci, manager da Trident. O dirigente destacou o título de Câmara e o fato de o piloto ser um dos integrantes da Academia da Ferrari, programa da equipe italiana para formar competidores visando à F1.
“Estamos felizes em anunciar que Rafael Câmara fará parte de nossa equipe para a temporada de 2025. Ele é um piloto talentoso, o atual campeão da FRECA, bem como um piloto da Academia da Ferrari, e estamos orgulhosos de tê-lo conosco”, disse Ricci.
A temporada 2025 da F3 contará com a disputa de dez etapas, com a primeira delas marcadas para Melbourne, na Austrália, entre os dias 15 e 16 de março, e terminando no Autódromo Nacional de Monza, na Itália, em 6 e 7 de setembro.