O Real Madrid cancelou nesta segunda-feira, 28, a presença de jogadores e diretores na premiação Bola de Ouro da revista France Football em parceria com a Uefa. Principal favorito ao prêmio, o atacante Vinicius Junior deve perder o troféu para Rodri, do Manchester City, o que gerou revolta na cúpula do time espanhol.
Em comunicado enviado à AFP, o Real questionou os critérios de votação e disse que a Bola de Ouro “não respeita” o clube. Segundo o jornal espanhol Marca, a equipe merengue levaria 50 pessoas ao prêmio.
“Se os critérios de premiação não designam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam designar Carvajal como vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro da UEFA não respeita o Real Madrid”, disse o clube.
A informação da ausência de Vini Jr e do Real Madrid foi dada inicialmente pela rádio francesa RMC e posteriormente confirmada pelo repórter Tiago Leme, do BandSports.
O atacante brasileiro foi decisivo na temporada passada com a camisa do Real Madrid e aparecia como grande candidato ao prêmio após as conquistas dos títulos da Supercopa da Espanha, do Campeonato Espanhol e da Champions League.
Apontado como ganhador por grande parte da mídia europeia, Rodri foi campeão da Premier League pelo Manchester City e também faturou a Eurocopa com a camisa da Espanha. O meio-campista foi eleito o melhor jogador da competição entre seleções.